Como seria bom se o peito fosse transparente, com os risquinhos indicando quantos mililitros de leite já foram tomados! Nas primeiras semanas, é difícil não se perguntar se o bebê está obtendo todo o leite de que precisa.

A dúvida fica maior ainda se ele quer mamar o tempo todo ou se não se acalma após a amamentação. Depois do primeiro ou segundo dia de vida, em que o bebê está mais sonolento, é normal ele parecer que está sempre com fome. Isso porque ele provavelmente está sempre com fome, já que o leite materno é digerido bem rápido.

A maioria dos recém-nascidos quer mamar entre 8 e 15 vezes ao dia depois do quarto dia de vida, e no fim da primeira semana, esse número costuma se estabilizar entre 6 a 8 mamadas (ou seja, mais ou menos de 3 em 3horas).

Listo aqui alguns sinais de que seu bebê está mamando direitinho:

– O bebê mama no mínimo de seis a oito vezes por dia nas primeiras três semanas.

– As mamas esvaziam e ficam mais macias depois que o bebê suga.

– Após a mamada, ele se mostra relaxado e satisfeito.

– O número de fraldas molhadas começa a aumentar a partir do quinto dia. O ideal é que, num período de 24 horas, o bebê deve ter molhado entre seis e oito fraldas. (Nas fraldas descartáveis, para saber se ela está bem “xixizada”, compare o peso da fralda usada ao de uma fralda seca. Ela deve estar mais pesada).

– A urina do bebê deve ser clara e sem cheiro.

– Você percebe que o bebê engole o leite, quando o observa mamando.

– O bebê faz cocô amarelo-mostarda ou mais escuro (a partir do quinto dia depois do nascimento, as fezes devem começar a clarear).

Fonte: Baby Center Brasil

Texto publicado também na página da autora

Showing 4 comments
  • Alexsandra
    Responder

    Minha bebê tem 4meses e mama no máximo 10minuto tem dia tem vês q mama mas será que meu leite não assustenta ele mama de 10 a18 veses ao dia

    • Carinho a Cada Passo
      Responder

      Ei Alexsandra! Cada criança tem a sua dinâmica. Talvez ela mame o suficiente em um tempo mais curto, que normalmente as outras crianças não mamaria. Quando ela termina de mamar, seu peito está muito cheio ou vazio? Se continuar em dúvida, orientamos que consulte o pedriatra da sua filha. 🙂

  • Eliana
    Responder

    Até quantos dias o bebê fica sem fazer coco.??

    • Carinho a Cada Passo
      Responder

      Ei Eliana! Cada caso é um caso. Seu bebê tem quanto tempo de vida? Ele se alimenta apenas do leite materno ou outro leite? Se ele só beb seu leite, sua alimentação pode estar interferindo no sistema digestivo dele. Mas isso é relativo! Se ele já se alimenta com frutinhas e papinha, isso também pode interferir. Mas o ideal é não passar de 5 dias! De qualquer forma, não deixe de procurar o pediatra para tirar essas dúvidas. Ele poderá te orientar melhor no que fazer para que seu bebê volte a fazer cocô todos os dias, afinal, essa é a frequência mais recomendada, não é mesmo? Obrigado pelo contato!

Deixe um comentário