O primeiro dia na escolinha

    O primeiro dia de aula é um momento marcante tanto para os pequenos quanto para os pais. Nossa colunista Talita Medeiros dá dicas para lidar bem com essa fase.

    Olá queridos leitores!

    O ano letivo já começou e, com ele, o tão esperado primeiro dia de aula para muitos pimpolhos. Como vai ser? Será que ele vai se adaptar? Será que eu vou aguentar ficar longe do meu filhote por tanto tempo?

    Várias questões surgem neste momento e por isso é importante manter a calma para não aumentar ainda mais a carga de ansiedade presente. A maneira como os pais lidam com esta nova fase será decisiva no processo de adaptação da criança.

    Muitos pais temem a separação e questionam: “Será que alguém, algum dia irá cuidar tão bem de meus filhos como eu?” A resposta para esta pergunta: é claro que não! O amor, afeto, carinho e colo que os pais dão, provavelmente não acharão igual em lugar nenhum do mundo, mas nem por isso podemos dizer que seu filho não será bem cuidado e não terá acesso a tudo isso.

    A dica que dou neste momento é que o lugar onde seu filho vai passar praticamente metade do seu dia deve ser escolhido de acordo com a segurança e a tranquilidade que os profissionais te passam. Não tenha vergonha de perguntar sobre tudo que te deixa angustiado, sobre os professores e etc. Se possível, marque um horário para conhecer pessoalmente os profissionais que estarão diretamente envolvidos no cuidado da criança, se isso for te tranquilizar.

    O importante é que a criança chegue para o primeiro dia de aula percebendo no olhar de seus pais que ali é um ambiente seguro e que ele estará bem. Para crianças que já tiveram contato com outros pequenos, como por exemplo, em parques, grupos de interação mãe x bebê, ou até mesmo na família, a adaptação poderá ser um pouco mais fácil, pois ela já estará habituada à bagunça e à festa que só os bebês são capazes de fazer na presença de outros pequenos.

    Pense sempre que este é um momento importante e fundamental para o desenvolvimento social, intelectual e psíquico para o seu filho. Portanto, sinta confiança na escolinha, nos professores, funcionários e passe essa confiança ao pequeno. Assim, ele curtirá de montão esse momento memorável!

    Bom início de aula para todos! Que ele seja divertido, repleto de aprendizagem e de muita alegria!