Quando uma mulher engravida, começa uma grande expectativa de toda família em relação à chegada da criança. Todo mundo se movimenta para preparar o enxoval, escolher as roupinhas e sapatinhos, pensar no estilo e montagem do quartinho do bebê, escolher os brinquedos adequados para cada fase, fazer o convite aos padrinhos, e decidir tantas outras questões que poderíamos ficar listando por muito tempo por aqui.

A vida vai mudar muito com a chegada de um bebê. A rotina vira de cabeça para baixo e toda a preocupação se volta para aquele serzinho que precisa tanto de cuidados e carinho. Claro que cada caso é um caso, mas uma questão que muita gente acaba não priorizando é o planejamento prévio para a chegada do pimpolho. E isso é muito importante!

O casal que decide que chegou a hora de engravidar, não deve deixar esse planejamento para segundo plano. Começar a fazer uma programação desde o início, avaliando uma série de questões como, por exemplo, o fator saúde, faz toda a diferença. Cuidar de você em primeiro lugar é necessário para que a gestação comece de forma mais tranquila para a formação do bebê.

Trabalho em equipe

Escolha especialistas em que você tenha confiança! O ginecologista obstetra deve acompanhar a mulher antes, durante e depois da gravidez. Exames prévios devem ser feitos para saber como está sua saúde e para começar um acompanhamento específico da maternidade. O homem também deve procurar um médico de confiança para realizar exames de rotina.

Ao lado desses especialistas, também existe uma equipe multidisciplinar que é fundamental no acompanhamento da gravidez e que pode ajudar muito em várias etapas: enfermeiras obstetras, fisioterapeutas, psicólogas, doulas e tantos outros profissionais que trabalham na área da saúde. Ter identificação com a equipe que vai te acompanhar durante a gravidez é necessário para que exista uma conexão e humanização do momento tão especial que você irá viver!

Cuide da sua saúde!

Antes de engravidar, comece a fazer escolhas alimentares mais saudáveis! Buscando um nutricionista, você vai ter orientações para uma rotina de alimentação adequada do casal, de forma que ambos tenham nutrientes importantes para a formação do bebê. Beba mais água, hidrate-se mais e faça trocas saudáveis: substitua o doce por uma fruta, o refrigerante por suco, entre outros.

Mexa-se e coloque o corpo em movimento! Uma simples caminhada já ajuda a sair do sedentarismo. O nosso organismo já precisa desse cuidado em toda a nossa vida, imagine quando se está gerando uma criança?! Também busque informações sobre hospitais, na rede pública ou particular, na região onde você mora e deseja fazer o acompanhamento. Este também é um item importante de planejamento.

Mas, além de todos esses planos, existe um sonho que não se encaixa apenas no papel! Prepare-se, conecte-se com você mesma, viva além de todas as etapas, curta cada momento, busque um equilíbrio e seja feliz. A espera por um filho é um momento muito especial na vida de um casal e que essa espera aconteça com muita paz e tranquilidade!

Deixe um comentário