Muitas crianças que recebo no consultório consomem diariamente iogurtes ou queijinhos processados, industrializados. As mães sempre fazem a mesma pergunta:

– Mas faz mal doutora? Não vale por um bifinho?

A questão é que a maioria desses produtos é muito rica em corantes artificiais e conservantes. Além disso, as crianças não conseguem comer apenas um, de vez em quando. Os apaixonados, geralmente consomem alguns, várias vezes na semana e ao longo dos anos “mandam para dentro” centenas de queijinhos deliciosos recheados de muito corante!

Então, em homenagem ao mês das crianças, deixo para vocês uma receitinha caseira de “Queijinho Petit Suisse Natural” para substituir gradativamente o industrializado. Façam, experimentem e digam o que acharam!

DANONINHO (NATURAL)

Ingredientes:

500g de morangos lavados (se for possível, prefira os orgânicos)
1 xícara de açúcar mascavo ou 4 colheres (chá) de estévia
300g de tofu escorrido ou ricota
1 colher (chá) de gelatina sem sabor ou ágar ágar
5 gotas de essência de morango (opcional)

Bata um pedaço de beterraba com o mínimo de água e use algumas gotas desse líquido como corante.

Modo de fazer:

Coloque os morangos e o açúcar em um refratário fundo e leve ao micro-ondas por 6 minutos na potência máxima, mexendo a cada 2 minutos. Deixe esfriar um pouco e acrescente a gelatina pulverizando. Ao esfriar, bata no liquidificador junto com os outros ingredientes até formar uma pasta.
Distribua em copinhos do próprio produto industrializado e leve à geladeira. Rende bastante.

Mamães e papais, cuidado com as propagandas de alimentos para crianças, nem sempre o que parece é! Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário