4 metodologias de ensino para você conhecer

    Quando se tem filhos, a educação é uma das principais preocupações dos pais. Depois de decidir que é hora da criança ir para a escola, começa o dilema de saber qual é a melhor opção, qual a metodologia é a ideal e vários outros questionamentos que aparecem quando se pensa no assunto. Hoje, existem várias metodologias de ensino. Que tal conhecer um pouquinho sobre elas para depois decidir o que é melhor para seu pimpolho?

    Tradicional

    Esta metodologia é a mais conhecida e aplicada em grande parte das escolas brasileiras. Ela tem como foco fornecer conhecimento para todos. Acredita-se que uma pessoa não há como formar um aluno crítico e questionador sem uma base sólida de informação. As escolas que seguem esta linha contam com professores que transmitem conhecimento e informação para os alunos. Desta forma os estudantes já estão sendo preparados para o vestibular desde o início do currículo escolar.

    Construtivista

    Baseada na ideia de que a criança constrói seu conhecimento de forma espontânea, organizando as informações que são obtidas no ambiente em que vive, este método acredita que a criança não se torna um ser moldado por professores. Ou seja, o aprendizado do dia a dia é a base do conhecimento infantil que vai sendo aprofundado e reconstruído em diferentes momentos e de diversas formas. Sendo assim, a informação e o conteúdo são fundamentais, mas o processo pelo qual o aluno chega a eles e como estabelece relações e comparações é o mais importante.

    Essa linha pedagógica acredita que dessa forma a criança se torna mais crítica, opinativa e investigativa. Nas escolas construtivistas, são criadas situações em que o estudante é estimulado a pensar e a solucionar problemas propostos.

    Montessoriana

    Essa metodologia italiana acredita na independência da criança, onde ela é responsável pelo seu próprio aprendizado, sem a interferência dos adultos. Desta forma o ritmo de cada um é respeitado e todos são estimulados da mesma maneira. Esse método propões o uso de atividades motoras e sensoriais que aproximem o aluno da ciência, da arte e da música.

    Waldorf

    Baseada na ideia de que a educação infantil deve ser totalmente dedicada ao desenvolvimento da criança e não baseada na busca de qualificação profissional e produtividade econômica, essa metodologia tem muito foco na natureza e meio ambiente.

    O método Waldford também está muito ligada à tarefas manuais, como oficinas criativas, pois ela acredita que esse tipo de atividade mantem o cérebro em grande atividade, além de trabalhar a concentração.

    Nas escolas que seguem esta linha, os alunos se dividem pela idade, e não por séries como nas escolas tradicionais, por acreditar que cada faixa etária tem necessidades específicas. E como o ritmo biológico não pode ser alterado, não há repetência.

    Cada criança tem um ritmo diferente da outra. Não faça comparações e lembre-se que o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Não tenha medo de mudar se seu filho não se adaptar a alguma metodologia.

    E por aí, qual é o método escolhido?