5 dicas para tirar o seu filho da frente da televisão

    Não dá para negar que aqueles minutinhos que seu filho passa vidrado na televisão, principalmente durante as férias e feriados, são valiosos para você adiantar as tarefas, como checar os e-mails ou terminar o jantar. Se são só alguns minutos assistindo a um programa divertido, tudo bem.

    Isso não pode, no entanto, extrapolar os limites. Uma nova pesquisa americana mostra que passar mais de 4 horas em frente à TV assistindo ou jogando aumenta as chances da criança desenvolver problemas de atenção, além de restringir as capacidades imaginativas e cognitivas da criança.

    “Tudo em excesso não faz bem, pode ser TV, internet, videogame etc. Se não tem variedade, a criança fecha os horizontes e pára de criar. Tem que haver um equilíbrio entre todas as atividades, mas nada deve ser riscado do cardápio”, diz Cláudio Márcio Magalhães, autor do livro Os Programas Infantis da TV (Editora Autêntica).

    Veja 5 ideias para tirar seu filho da frente da TV:

    Invente um piquenique no jardim

    Com direito a tolha xadrez e cesta com bolo de cenoura e lanchinhos. Se chover, faça na sala da sua casa mesmo. Seu filho vai adorar do mesmo jeito!

    Peça ajuda para fazer um bolo

    Esse aqui de chocolate é bem simples e fica uma delícia:
    Ingredientes:3 xícaras (chá) de farinha • 2 xícaras (chá) de açúcar • 1 colher (sopa) de fermento em pó • 1 1/2 xícara (chá) de água quente • 3 ovos • 1 xícara (chá) de óleo • 1 xícara (chá) de achocolatado em pó.
    Preparo: Bata os líquidos na batedeira e inclua os farináceos. Asse em forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos. Cobertura: Misture 1 lata de creme de leite sem soro e 1 xícara (chá) de achocolatado em pó. Não leve ao fogo. Despeje sobre o bolo e decore com confeitos coloridos.

    Faça bolas de sabão

    Parece mágica! A brincadeira é antiga e não há quem deixe de gostar. Os bebês ficam encantados quando as bolinhas estouram, os maiores adoram correr atrás delas. E os adultos então…

    Mostre fotos antigas da família

    E conte histórias engraçadas de quando você era criança.

    Inventem uma história juntos

    Vocês podem se inspirar em um livro, reinventar a história, criar uma música e até interpretar (com direito a fantasias improvisadas) do jeito que vocês quiserem.

    Fonte: Revista Crescer