A importância do ácido fólico para as futuras mamães

    Algumas vitaminas, como o ácido fólico, devem ser consumidas pelo menos três meses antes da fecundação. Esse nutriente é encontrado em vegetais de folhas verde-escuras, car e grãos

    Mulheres que estão tentando engravidar ou que já estão em período gestacional devem consumir alimentos ricos nesse nutriente

    Olá amigos do Carinho a Cada Passo!

    Hoje vamos falar sobre o ácido fólico. Uma vitamina do complexo B muito importante para a formação do neném. Ela é encontrada principalmente nos alimentos de coloração verde escura como espinafre, brócolis, couve, rúcula e agrião. Mas também nas frutas cítricas, feijão, carnes magras e alimentos integrais.

    A deficiência de ácido fólico na alimentação da mãe pode causar no bebê uma má-formação do tubo neural, que é formado logo no primeiro mês da gestação e é o sistema nervoso primitivo do feto. Ele se desenvolverá para a formação do cérebro e da medula espinhal do bebê.

    Sem o ácido fólico o tubo neural pode não se fechar completamente, causando alterações como anencefalia, quando o bebê nasce com uma pequena parte ou mesmo com ausência de cérebro, levando a morte poucos dias depois do nascimento, ou espinha bífida, que é a exposição da medula espinhal e que deixa sequelas de graus variados.

    coveAlimentos de coloração verde escura como a couve, carnes magras, frutas cítricas e alimentos integrais são fontes de ácido fólico

    Estudos mostram que a ingestão de ácido fólico três meses antes de a mulher engravidar, e três meses depois da fecundação, previne em mais da metade as chances do bebê vir a apresentar alterações do tubo neural.

    Essa deficiência é um dos problemas que podem ser evitados antes mesmo do início da gravidez. Daí a importância da mulher que está se preparando para engravidar já procurar o acompanhamento de um profissional da nutrição para que possíveis deficiências nutricionais sejam corrigidas o quanto antes.

    Por isso mamães e futuras mamães, vamos incluir mais alimentos que são ricos nessa vitamina, pois ela é essencial para a saúde do bebê.

    Um grande abraço,
    Até a próxima dica!

    [sharethis-inline-buttons]