Alfabetização: a chave da aprendizagem

    Como hoje, 8 de setembro, se comemora o Dia Internacional da Alfabetização, não poderíamos deixar de comentar sobre esse importante tema.

    Olá amigos, como hoje, 8 de setembro, se comemora o Dia Internacional da Alfabetização, não poderia deixar de comentar sobre esse importante tema.

    A alfabetização é o processo chave e precursor do desenvolvimento escolar. Muitos futuros problemas escolares e déficits de aprendizagem são iniciados ou reconhecidos nessa fase. Lacunas pedagógicas, principalmente do período de alfabetização, tem graves consequências para o sucesso escolar.

    Quero dizer, então, que dificuldades como em matemática ou qualquer outro conteúdo, podem estar relacionadas diretamente com problemas referentes a alfabetização, uma vez que habilidades como leitura, escrita e compreensão verbal são determinantes para todas as etapas da aprendizagem.

    E quando seu pimpolho deve ser alfabetizado? Por mais que o consenso escolar para a alfabetização seja a inserção do aluno na Educação Fundamental, a Educação Infantil tem um papel essencial para garantir que esse processo ocorra da maneira adequada.

    Algumas habilidades precisam ser trabalhadas nessa fase, tanto na escola, como também estimuladas pelos papais com seus pimpolhos em casa. Estas se referem principalmente ao conhecimento das letras e seus sons. As crianças, desde que nascem, já são expostas a esses desafios, contudo precisamos de fato ensiná-las, não acreditando que esse é somente um processo natural e que ocorrerá sozinho.

    Também não vale pressionar a criança ou estimular essas habilidades de maneira massiva. O ideal é que aconteça de forma lúdica e divertida, afinal é gostoso para as crianças aprenderem as letras e seus sons, principalmente quando realizado em ambiente propício e saudável.

    Por fim, apesar da alfabetização ser percebida como “natural”, ela é na verdade um grande marco para o sucesso escolar e também social, uma vez que alguns prejuízos na alfabetização também comprometem as relações sociais da criança, seja com a escola, com os colegas ou com o próprio ensino. Portanto, acompanhe seu pimpolho, estimule-o e fique atento a mais este incrível momento de sua vida.

    Abraços e até a próxima!

    [sharethis-inline-buttons]