Alimentação, compras, praia e viagens: dicas para a gestante

    As festas de fim de ano podem ser uma verdadeira maratona para as futuras mamães. Esse período marcado por confraternizações, viagens, longas buscas por presentes e deliciosas ceias de Natal e reveillon exigem cuidados especiais com a saúde.

    As festas de fim de ano podem ser uma verdadeira maratona para as futuras mamães. Esse período marcado por confraternizações, viagens, longas buscas por presentes e deliciosas ceias de Natal e reveillon exigem cuidados especiais com a saúde.

    Alimentação

    Algumas dicas podem ajudar as gestantes a curtir esse fim de ano com prazer e com moderação. Lembre-se que vai valer à pena um Natal mais tranquilo em 2011 para garantir uma confraternização dos sonhos ano que vem, na companhia de seu bebê.

    Excessos gastronômicos deverão ser evitados. A gestante não deve comer por dois, mas consumir pelos dois os nutrientes essenciais para a saúde da mamãe e do bebê. A palavra-chave é qualidade, não é quantidade. Portanto, não precisa de se privar de comer as delícias das ceias de Natal. Ideal é mesmo no período de festas comer pouca quantidade em intervalos curtos (3 em 3 horas).

    Devido a alterações hormonais e anatômicas a gestante apresenta uma lentidão do sistema gastro intestinal o que favorece a má digestão, o surgimento de azia e gazes. Para amenizar a sensação de queimação (azia) o ideal é evitar alimentos pesados, com muitos condimentos, gordurosos e fritos, especialmente à noite.

    Uma vez que as ceias acontecem por vezes muito tarde, outro cuidado que pode ajudar a aliviar os sintomas é evitar ingerir líquido durante as refeições e deitar pelo menos uma hora após a ceia. Procure elevar a cabeceira da cama usando almofadas e travesseiros, dormir em uma posição quase sentada pode ajudar a evitar os sintomas.

    Modere a ingestão de açúcar e alimentos gordurosos pois em excesso pode levar a um aumento de peso considerável e com algumas consequências graves. Outro que deve ser consumido com muita moderação é o sal, que também pode elevar a pressão da gestante e a retenção de líquido.

    Também ideal é usar roupas largas e confortáveis, que não apertem a cintura e o estômago. “Bebidas alcoólicas estão mesmo fora de cogitação. Não há dose segura para o bebê. Por isso, este ano, seus brindes serão com água ou suco”. Evite também o consumo exagerado de refrigerantes.

    Ingira líquidos regularmente (média de 2 litros/dia). Isso previne a desidratação, prisão de ventre (comum durante a gravidez) e infecções no trato urinário (o que é muito ruim para o feto já que a infecção pode ultrapassar a placenta).

    Compras de Natal

    A circulação sanguínea da gestante fica dificultada e a pressão tende a ser mais baixa, principalmente em épocas de calor, por isso as gestantes devem evitar um esforço físico muito grande, como longas caminhadas em shopping carregando sacolas pesadas.

    Mantenha a hidratação e alimentação regular para evitar hipotensão e hipoglicemia. Se for ficar períodos longos em pé ou sentada pode-se também fazer uso de meias elásticas de média compressão que podem evitar os inchaços nas pernas o que pode causar muito desconforto à gestante. E, claro, vá ao shopping sim, mas com sapatos baixos e confortáveis. Não esqueça de manter o sono adequado e quando chegar em casa deitar e elevar as pernas, pode evitar o edema.

    Piscina e praia

    O banho de mar e piscina é liberado para a gestante até o 9º mês de gestação, enquanto não houver dilatação do colo uterino. Uma boa alimentação é fundamental também no clube ou na praia. Tome bastante água e procure se hidratar regularmente. Porém preste sempre atenção à origem da água e dos alimentos. Evite frituras e dê preferência às comidas leves.

    Durante a gestação os cuidados para se proteger do sol devem ser redobrados, devido a uma hiperpigmentação natural causada pela ação hormonal. Se não houver proteção adequada, a pele pode ficar manchada definitivamente. O uso de filtro solar (fator de proteção 30) é indispensável.
    Evite o uso prolongado de biquíni molhado ou úmido devido ao risco de Candidíase (micose comum na gestação).

    Viagens

    Primeira dica: jamais esqueça de colocar na mala documento pessoal, carteira de plano de saúde e todos os exames do pré-natal ou cartão da gestante que contenha todas as suas informações para uma possível eventualidade. Lembre-se que o médico que irá lhe atender não te conhece e vai precisar saber tudo sobre você e o bebê.

    Atenção gestantes que estão no 8º mês, suas viagens estão suspensas. Não é hora de se arriscar, melhor adiar a viagem para depois da chegada do bebê. Além de que, no final da gestação, ficar longos períodos sentada se torna extremamente desconfortável à gestante, sem falar do risco aumentado de ruptura das bolsas e trabalho de parto prematuro.

    Viagens de avião são permitidas até a 32ª semana mediante autorização médica. Após essa idade gestacional, os vôos só são liberados mediante a companhia do obstetra no vôo. Viagens de navio devem ser evitadas. No 1º trimestre podem acentuar ainda mais as náuseas e vômitos e, em qualquer fase da gravidez, caso ocorra alguma intercorrência o fato de estar longe da costa pode retardar o desembarque e ser arriscado.

    As viagens de automóvel geralmente são liberadas até o 7º mês sem restrição de distância. Alguns cuidados devem ser tomados como o uso de meia elástica de média compressão para viagens longas, buscando evitar o inchaço e os riscos de trombose. Fazer paradas periódicas para que a gestante possa deambular, urinar com frequência evitando a infecção urinária.

    Toda viagem deve ser informada a seu médico para que ele possa avaliar suas condições físicas e orientá-la para uma viagem mais tranquila.
    Desejo a todas as futuras mamães um lindo e saudável Natal e um ano novo repleto de felicidades. Que todas tenhamos um final de ano feliz junto a nossos bebês! Eu também vou tentar pôr todas as minhas orientações em prática dando um bom exemplo a vocês uma vez que fui presenteada pelo Papai Noel e também estou à espera do meu bebê!!!

    HoHoHo! Feliz Natal!