Alimentação da mamãe com proteínas, carboidratos e vegetais

    No período de gestação, a alimentação da mamãe tem que ser bem cuidada. É importante que seja evitado o jejum para que a gestante não perca músculos e fique enfraquecida. O prato deve ser divido em três partes como a figura abaixo:

    • Imagem ilustrativa

    Proteínas

    Você encontra as proteínas nos alimentos de origem animal (carnes magras, peixes, frango sem pele, leite e derivados). Não consumir peixe ou carne de boi crua neste período.

    Carboidratos

    Dê preferência aos carboidratos complexos, fontes de fibras, vitaminas e minerais. Troque o arroz branco pelo arroz parboilizado, integral ou selvagem. Experimente o macarrão feito de massa integral com molho de tomate cozido. Feijão, batata, inhame, aipim e batata baroa entram no grupo dos carboidratos. Porém com exceção do arroz com feijão, não junte estes outros alimentos citados com o arroz. Faça uma escolha entre eles.

    Vegetais

    Use esta parte para abusar das cores. Cada cor de alimento representa um percentual maior de algum tipo de vitamina e/ou mineral. Podem ser crus (folhas bem lavadas e higienizadas) e/ou cozidos.

    Não se esqueça de beber bastante água, podendo ser também em forma de suco natural. Mas cuidado, não consuma adoçantes.

    Até breve!