Amamentação: será que o bebê está mamando o suficiente?

    Será que seu bebê está mamando o suficiente? A colunista Andreia Friques veio nos dar dicas de sinais que os pimpolhos nos dão para sabermos se a amamentação está fazendo seu papel. Vem conferir!

    Como seria bom se o peito fosse transparente, com os risquinhos indicando quantos mililitros de leite já foram tomados! Nas primeiras semanas, é difícil não se perguntar se o bebê está obtendo todo o leite de que precisa.

    A dúvida fica maior ainda se ele quer mamar o tempo todo ou se não se acalma após a amamentação. Depois do primeiro ou segundo dia de vida, em que o bebê está mais sonolento, é normal ele parecer que está sempre com fome. Isso porque ele provavelmente está sempre com fome, já que o leite materno é digerido bem rápido.

    A maioria dos recém-nascidos quer mamar entre 8 e 15 vezes ao dia depois do quarto dia de vida, e no fim da primeira semana, esse número costuma se estabilizar entre 6 a 8 mamadas (ou seja, mais ou menos de 3 em 3horas).

    Listo aqui alguns sinais de que seu bebê está mamando direitinho:

    – O bebê mama no mínimo de seis a oito vezes por dia nas primeiras três semanas.

    – As mamas esvaziam e ficam mais macias depois que o bebê suga.

    – Após a mamada, ele se mostra relaxado e satisfeito.

    – O número de fraldas molhadas começa a aumentar a partir do quinto dia. O ideal é que, num período de 24 horas, o bebê deve ter molhado entre seis e oito fraldas. (Nas fraldas descartáveis, para saber se ela está bem “xixizada”, compare o peso da fralda usada ao de uma fralda seca. Ela deve estar mais pesada).

    – A urina do bebê deve ser clara e sem cheiro.

    – Você percebe que o bebê engole o leite, quando o observa mamando.

    – O bebê faz cocô amarelo-mostarda ou mais escuro (a partir do quinto dia depois do nascimento, as fezes devem começar a clarear).

    Fonte: Baby Center Brasil

    Texto publicado também na página da autora