Aniversário à moda antiga

    As festinhas de aniversário dos pequenos há muito deixaram de ser um acontecimento familiar, para reunir parentes e amigos mais próximos, e se tornaram um grandioso evento social. O chapeuzinho e a língua-de-sogra deram lugar aos jogos eletrônicos e aos animadores.

    Nada contra às grandes produções e à enorme gama de entreterimento destinada às festas infantis, mas vale lembrar que uma boa festa não depende disso e deve ter como foco principal o bem-estar das crianças. Nada razoável é ver os pequeninos esgotados com os muitos flashes e as obrigações de anfitrião que lhes são, por vezes, impostas.

    Não será a hora de resgatar os antigos valores? As brincadeiras ao ar livre, as atividades sensório-motoras, o bom e velho brigadeiro? E que tal ficarmos atentos às lições da educadora italiana Maria Montessori também na hora de bolar à festinha de nossos filhos?

    1. “As atividades sensório-motoras têm grande papel no aprendizado de uma criança. Quanto mais oportunidade tem a criança de alimentar o cérebro com estímulos sensórios, mais sua inteligência se desenvolverá.”
    2. “A criança precisa de grande oportunidade de se mover, de explorar, de aprender através de cada sentido existente em seu corpo.”

    Confira algumas dicas para realizar uma festa de aniversário infantil à moda antiga, gastando pouco e garantindo muito aprendizado e diversão à criançada:

    1. Permita que as crianças participem, de maneira lúdica, das atividades de vida-prática, como por exemplo, colocar os pratinhos e os talheres na mesa.

    2. As crianças também vão adorar preparar seu o próprio lanche. Providencie formas divertidas, frios, pão de forma e sucos.

    3. Aposte em brinquedos de madeira como quebra-cabeças, jogos lógico-matemáticos, blocos de montar e circuitos psicomotores.

    4. Monte um pequena oficina de artes: com giz de cera, papéis, tintas atóxicas, revistas para recortar, tesoura sem ponta, cola, argila, massinha de modelar, etc.

    5. Para as crianças maiores, disponibilize jogos de tabuleiro.

    6. Bolinhas de sabão fazem o maior sucesso com a garotada.

    7. Garanta muito movimento em uma disputa de bambolês.

    8. Prepare uma sessão de cinema para o pequenos. Escolha um filme ou desenho educativo e que prenda a atenção das crianças e não esqueça da pipoca!

    9. E para que a diversão continue até mesmo depois da festa, ofereça como lembrancinha um joguinho educativo, um livro de atividades acompanhado de uma caixinha de lápis de cor ou giz de cera ou, ainda, um livrinho de histórias infantis.

    Divirtam-se!

    Imagens:
    Blog da Luna Bianca
    Blog das Mamães
    ABAG
    Portal em Forma
    Mundo das Tribos
    Casa e Jardim
    Constance Zahn