Aplicativos ensinam crianças a escovar os dentes

    Muito bacana quando a tecnologia é usada para fins educativos, como ensinar uma criança a escovar os dentes. Dá uma olhada!

    As crianças mal aprendem a andar e já se divertem com os tablets. Afinal, basta tocar na tela que é possível montar quebra-cabeças, desenhar, ouvir sons de animais da fazenda, entre tantas outras atividades que as mídias eletrônicas permitem tão facilmente. Porém, mais do que entretenimento, os aplicativos podem oferecer conteúdo para ampliar o repertório cultural da criança.

    E como todos os dias centenas de aplicativos são criados para entreter, ensinar, divertir e otimizar serviços nas telas dos smartphones e tablets. Então por que não estimular os filhos a escovar os dentes com essa ferramenta?

    Brincando, eles perdem o medo do dentista e ainda tomam gosto por fazer limpeza e escovação corretas. Os aplicativos ensinam cuidados e dicas sobre saúde bucal e são transmitidos de maneira lúdica através de brincadeiras que simulam o atendimento odontológico, reproduzindo os barulhos comuns em consultório, desmistificando o atendimento na cadeira do dentista e aproximando a criança deste universo.

    Para encontrar os aplicativos de saúde bucal, é bem fácil. É só buscar pelos termos Teeth, Tooth, dente na loja de aplicativos do seu smartphone. Os meus preferidos são: Pepi Bath Lite, Guerra dos Mutans, Escovar Tempo, As Bactérias Bucais, Disney Magic Timer, Brush Timer, Brush DJ e Desencoste seus dentes.

    Fique de olho

    Como vimos, as novas tecnologias podem ser grandes aliadas da educação, no entanto, a recomendação da Associação Americana de Pediatria (AAP, sigla em inglês) é de que os pais devem limitar o uso de mídias eletrônicas pelas crianças a duas horas por dia, enquanto o recomendado para bebês menores de dois anos é que não tenham contato algum com televisão, computadores ou outros aparelhos do tipo.

    Estudos têm demonstrado que o uso da mídia em excesso pode levar a problemas de atenção, dificuldades escolares, sono e os transtornos alimentares e obesidade. Além disso, a internet e os telefones celulares podem fornecer plataformas para os comportamentos ilícitos e arriscados.

    Então, a dica é monitorar sempre os pequenos caso optem pela utilização de aparelhos eletrônico para complemento da educação, sempre reforçando mensagens positivas e evitando os excessos. É importante para as crianças passar tempo em brincadeiras ao ar livre, leitura e usando a imaginação.

    Nesse caso, as mídias eletrônicas também podem ser usadas junto com livros dedoches e com o livro da fada dos dentes, que também cumprem esse papel lúdico e educativo.

    Um abraço com carinho!