Atividades para o Halloween

    Embora o Halloween não seja uma festa tradicional no Brasil, pode, sem dúvidas, significar mais um grande motivo para se divertir e festejar com a garotada! Confira algumas ideias para tornar essa data especial:

    Travessuras ou Gostosuras?

    Aproveite para preparar um menu apetitoso e “assustador” para (e com) os pequenos. As múmias de salsicha, os fantasminhas de palmito, o kiwistein (frankeisten de kiwi) e os cookies temáticos são apenas algumas das delicias divertidas que vocês podem inventar.

    Envolver as crianças nessa atividade, além de dar asas à imaginação, vai incentivá-las a comer frutas, legumes e outros alimentos saudáveis.

    Fantasias

    Crianças adoram andar fantasiadas, mesmo sem nenhum motivo especial como uma festa ou data comemorativa, principalmente quando têm entre 2 e 3 anos. Conforme os especialistas, esta é uma atitude esperada, pois é nessa fase que elas começam a ter consciência de seu pequeno tamanho e fragilidade. A psicanalista Cristina Seguim explica que “como a criança mistura realidade com fantasia, pensar que tem a força de um super-herói ou conseguir enfrentar bruxas malvadas como as princesas ajuda a desenvolver a personalidade e enfrentar os pequenos desafios do dia-a-dia”. (Fonte: Revista Crescer).

    E qual o dia mais propício do que o Halloween para colocar em prática essa brincandeira?! Incentivar as crianças maiores a confeccionar sua própria fantasia também é uma boa pedida. Separe peças de roupas nas cores roxas, laranjas, pretas e deixe que elas se entretenham colando apliques em forma abóbora, aranha, caveira. Também vale usar tinta para tecido, cola colorida ou recortes de feltro ou sobras de tecidos. Restos de papelão podem se transformar facilmente em um belo chapeu de bruxa!

    Decoração

    Invista em abóboras reais, em detrimentos das de plástico, para fazer uma bela decoração de Halloween. Chame as crianças para ajudar você a desenhar a careta na abóbora. Inicialmente, corte o topo de um tamanho suficiente para caber sua mão e retire toda a polpa e as sementes. Depois, desenhe o “rosto” com uma caneta e o recorte com uma faca. E atenção: não faça a boca e os olhos muito pequenos para não quebrar. Por último, coloque uma vela acessa no interior da abóbora e estará pronta sua lanterna e garantido o ar “fantasmagórico” da data!

    Não bastasse ser mega divertido fazer as caretas nas abóboras, depois elas podem ser reaproveitadas em deliciosas receitas. Lembre-se: o vegetal é rico em betacaroteno, que é transformado em vitamina A pelo nosso organismo e protege contra vários tipos de câncer.

    Veja, por exemplo, essa receita de Torta de Halloween.

    Sacola de Guloseimas

    Que tal ajudar os pimpolhos a confeccionar uma sacola para colocar as guloseimas (que podem ser substituídas por alimentos mais saudáveis, é claro, caso você não abra exceção para o consumo de doces).
    No site da Revista Crescer, você encontra um passo-a-passo bem bacana.

    Brincadeiras

    As brincadeiras, evidentemente, não podem faltar! Sugiro as seguintes temáticas:

    • Teia de aranha: para esse jogo você precisa apenas de um novelo de lã preta. Diga às crianças para formarem um círculo e peça a uma das crianças para segurar numa ponta da lã e atirar o novelo para outra criança. Repete-se até as crianças terem criado uma teia de aranha. Ah! Não se esqueça de tirar uma fotografia!

    • Caça ao tesouro de Halloween: crie uma “casa assombrada” e esconda pequenos tesouros para garotada encontrar.

    • Jogo da múmia: Divida as crianças em pequenos grupos, sendo uma delas escolhida para ser a múmia. Dê a cada grupo um rolo de papel higiênico, sendo que as crianças terão de enrolar a sua “múmia” com papel higiênico dos pés à cabeça. O primeiro grupo a consegui-lo ganha!

    Imagens:

    Revista Pais e Filho
    Cookieria by Margaret
    Mercado Livre
    A Turma dos Gatos
    Revista Crescer