Bebês modernos: aplicativos para incentivar o desenvolvimento

    Na era digital, em que vivemos é impossível manter os pequeninos longe da tecnologia. Pelo contrário, eles são os que se aproximam dela com mais facilidade. Eu confesso que ainda fico boquiaberta quando vejo crianças de 1 ano que já sabem mexer no computador, no celular ou no tablet.

    Para muitos isso é visto de maneira negativa porque as crianças de hoje em dia acabam deixando a tecnologia tomar o lugar das “verdadeiras” brincadeiras, se referindo às brincadeiras que nós brincávamos quando crianças, como pique-esconde, queimada, amarelinha…

    Na minha opinião, há lugar para tecnologia e as outras brincadeiras, basta os pais saberem dosar o tempo que seus filhos “gastam” em frente ao computador. Além disso, o computador e, no caso deste post, o tablet, podem ser bastante educativos. Selecionei uma série de aplicativos sensacionais para crianças que podem proporcionar experiências enriquecedoras para nossos nativos digitais. Alguns desses apps ajudam na alfabetização, ensinam cores, inglês, estimulam a memória e a leitura. Tudo isso, claro, sempre com a supervisão de um adulto. Selecionei alguns exemplos interessantes e que seus pimpolhos irão gostar:

    Para incentivar a literatura e interatividade: Aplicativo da Chapeuzinho Vermelho .

    Para incentivar o reconhecimento das formas, tamanhos e cores de objetos: Aplicativo Tappie Colorit.

    Para incentivar a integração entre os sentidos: Aplicativo Quem sou eu – Animais Lite.

    Esses três aplicativos, assim como a maioria, estão disponíveis somente para iPhone ou iPad. Mas você pode encontrar muitos outros nesse site aqui.

    [sharethis-inline-buttons]