Benefícios do ácido fólico

    O ideal é que o pré-natal comece antes da concepção. Por isso a mulher deve procurar o médico antes de engravidar. Nesse momento, é importante fazer exames laboratoriais de rotina (hemograma, glicemia de jejum, tipagem sangüínea, sorologias, exame de urina) e uma avaliação clínica geral da mulher. Se tudo estiver bem, recomenda-se que tome ácido fólico, uma vitamina do complexo B, para diminuir o risco de malformação do sistema nervoso central do bebê.

    O ácido fólico é um nutriente muito importante para as grávidas, porque ajuda a prevenir doenças do tubo neural no bebê, como a espinha bífida (quando a medula espinhal não se fecha por completo), e pode diminuir o risco de abortos espontâneos. O problema é que é praticamente impossível consumir a quantidade de alimentos necessária para se chegar à dose ideal dessa vitamina durante a gestação.

    O ideal é já estar tomando suplemento antes mesmo de engravidar, porque o desenvolvimento fetal é rápido no início da gestação, e os tubos neurais dos fetos se fecham durante as quatro primeiras semanas da gravidez. Por esse motivo recomenda-se um suplemento de ácido fólico (dose diária de 400 mcg) a partir de três meses antes da gestação e no primeiro trimestre da gravidez, associado a uma dieta rica em folato.

    Uma vez que você chegue ao segundo trimestre, o suplemento não é mais necessário, embora seu uso contínuo não prejudique você nem a criança. Depois de três meses tomando ácido fólico, a mulher deve suspender a medicação, porque seu efeito dura um ano. Caso não tenha engravidado nesse período, deve tomar novamente ácido fólico durante três meses.

    Além dos suplementos, tente manter uma dieta saudável que inclua alimentos ricos em ácido fólico, como as verduras (verde-escuro). Uma boa porção diária de salada é um ótimo começo.

    Veja a seguir algumas outras sugestões de fontes da vitamina:

    1. couve, brócolis, taioba, rúcula, agrião, aspargos
    2. feijão
    3. gérmen de trigo
    4. mamão papaia
    5. laranja
    6. ovo cozido
    7. salmão
    8. carne vermelha