Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2012: ainda está em tempo!

    A campanha deste ano reforça que a vacinação é para quem precisa de mais proteção, além de ser um direito assegurado pelo SUS. Portanto, entre os dias 5 e 25 de maio, crianças com idade entre 6 meses e 2 anos, pessoas acima de 60 anos, indígenas, gestantes em qualquer idade gestacional que ainda não receberam a dose da vacina contra a gripe, não perca tempo: procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa para manter-se livre da gripe e ainda proteger toda a família.

    As pessoas precisam se conscientizar sobre a vacina. É comprovado cientificamente que a vacina tem diminuído o número de óbitos causados por doenças respiratórias, sendo que a população mais vulnerável são as gestantes, os idosos e as crianças de seis meses a menores de dois anos. É importante tomar a vacina anualmente porque o seu período de proteção dura apenas um ano.

    Para quem mora no Espírito Santo, abaixo segue uma matéria do G1 sobre a realização da campanha no estado:

    ES espera vacinar mais de 500 mil pessoas contra a gripe

    Campanha nacional de vacinação começou no sábado (5). 364.745 idosos devem receber a imunização no estado.

    A 14ª edição da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que começou no sábado (5) e vai até o dia 25 de maio em todo o Brasil, deve imunizar 80% da população capixaba. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), a estimativa é que 526 mil pessoas recebam a vacina. A população alvo deve procurar um dos 1,2 mil postos de saúde, entre fixos e volantes, que funcionam nos 78 municípios do estado das 8h às 17h. Segundo o governo, o objetivo da imunização é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza na população mais vulnerável à doença.

    A vacina deste ano terá a mesma composição da distribuída no ano passado, imunizando contra três vírus da gripe, incluindo o da Influenza A ( H1N1 ). No Espírito Santo, os idosos com mais de 60 anos de idade são o grupo mais representativo que receberá a vacina, com uma população de 364.745 pessoas, seguidos pelas crianças com seis meses e menos de dois anos de idade e gestantes.

    A vacina poderá ser aplicada em mulheres grávidas em qualquer fase da gestação. Pais e responsáveis devem estar atentos para a vacinação de crianças de seis meses e dois anos de idade. As que tomaram a vacina no ano passado devem tomar apenas uma dose neste ano. Já as que se vacinarão pela primeira vez precisam receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. Já os profissionais de saúde que deverão ser imunizados são aqueles que trabalham nas unidades que fazem atendimento para a influenza.

    A imunização só não é recomendada para pessoas com histórico de reação alérgica grave à dose anterior desta vacina ou que apresentam alergia grave à proteína do ovo de galinha. Para saber os locais de vacinação, espalhados em todos os municípios capixabas, o cidadão deve entrar em contato com a prefeitura municipal.

    Vitória
    Em Vitória, além dos postos de saúde, foram instalados 12 postos em igrejas, associações de moradores e unidades da rede municipal de ensino. A expectativa da coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) é vacinar 40 mil pessoas na capital.

    Serra
    A meta no município é imunizar 50.514 pessoas na faixa etária a partir de 60 anos, gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos de idade, profissionais de saúde e população prisional.

    Cariacica
    Em Cariacica, a prefeitura instalou unidades nos terminais de Itacibá e Campo Grande, na Igreja Católica do bairro Vera Cruz, nos supermercados Extrabom em Itacibá e Jardim América, no supermercado Calvi de Campo Grande e nos supermercados Casagrande em Campo Grande e Itacibá.

    Vila Velha
    Durante este período, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA ) espera vacinar 62 mil pessoas no município e atingir 80% da meta exigida pelo Ministério da Saúde. Na campanha de vacinação do ano passado, realizada em abril, Vila Velha alcançou 89% de cobertura vacinal.

    Os Postos Volantes vão vacinar somente os adultos, das 8h às 16h30. Já as Unidades de Saúde vão funcionar, de 8h às 17 horas, vacinando adultos acima de 60 anos, crianças entre seis meses e dois anos de idade, gestantes e profissionais da saúde.

    Os postos volantes de Vila Velha ficam no Shopping da Terra, na Associação de Moradores da Praia da Costa, no supermercado Perim da Glória, no supermercado Casagrande de Coqueiral de Itaparica e na Primeira Igreja Batista de Itapoã.

    Não perca a chance : Previna-se contra a gripe!!!

    [sharethis-inline-buttons]