Comportamento: meu filho não para com as “birras”. E agora?

    Calma! Crianças entre 18 e 48 meses passam por esse período de pirraças, o que é normal e passageiro. Ufa!

    Quem nunca assistiu a uma criança fazendo birra no shopping e ficou olhando assustada? E se agora é seu filho quem faz isso? O que fazer? SOCORRO!!!

    Podem se acalmar, mamães e papais! É perfeitamente normal que crianças com idades entre 18 e 48 meses iniciem esse tipo de comportamento desafiador, pois estão começando a desenvolver autonomia e a tentar dominar o meio ambiente, razão pela qual alguns cientistas consideram os 2 anos como a primeira adolescência.

    As birras muitas vezes são constrangedoras, por serem em público. No entanto, não são mais do que manifestações da vontade da própria criança, que já percebe que poder se fazer ouvir. Os pimpolhos querem e não querem porque já perceberam que é possível terem vontades, e isso é fundamental para eles se sentirem pertencentes ao mundo em que vivem e para construção da sua personalidade.

    Agora, se essas vontades e birras são satisfeitas ou não por vocês, pais, isso já é outra história. O limite e o bom comportamento são estabelecidos por vocês, que devem manter o controle sobre a criança e não o contrário. A criança deve sempre saber quem é que manda e a quem deve obedecer.

    Algumas dicas são importantes: mantenha a calma, ignore os comportamentos ruins e valorize os bons, nunca utilizem da força física (lembre-se: são crianças e isso faz parte do desenvolvimento), não ameace a criança (isso só fará ela se sentir mais insegura) e converse muito com seu filho sobre o que é certo e errado. A autodisciplina é ensinar a criança a se controlar positivamente nas diferentes situações em que se encontrar.

    Felizmente, a fase das birras é isso mesmo, uma fase passageira. No entanto, se sentir que as birras da sua criança se tornam mais frequentes e sem sinais de abrandamento, fale com um especialista.

    Foto: Upsilon Andromedae // Licença CC

    [sharethis-inline-buttons]