Construindo relacionamentos através de atividades lúdicas

    Durante a correria dos dias normais, é difícil encontrar tempo para estar com os filhos. Assim as férias se tornam um período propício para aproveitar o tempo com os pequenos.

    Durante a correria dos dias normais, é difícil encontrar tempo para estar com os filhos. Assim as férias se tornam um período propício para aproveitar o tempo com os pequenos. Brincadeiras, passeios e viagens são momentos lúdicos que fazem bem a toda a família e podem contribuir para o desenvolvimento da criança, através de uma série de estímulos e comportamentos novos com os quais elas entrarão em contato durante este período.

    As férias podem ser uma ótima oportunidade para pais e mães estreitarem laços com as crianças, usufruindo de momentos em que valores e referenciais culturais podem ser passados aos filhos de forma leve e divertida. Durante as atividades em família, a criança observa o comportamento dos pais e a partir disso constrói padrões de resposta a determinadas situações apresentadas pela vida, ou então, através do interesse demonstrado pela criança, os pais podem oferecer novos estímulos e experiências que contribuirão para a compreensão do mundo pela criança.

    Por exemplo, passeios ao ar livre possibilitam às crianças uma infinidade de novas vivências e conhecimentos, assim como o desenvolvimento do gosto por tais atividades, construindo um elo na convivência entre pais e filhos, dentro de uma família que aprecie esse tipo de passeio. Outras tantas atividades podem adquirir esta função, dependendo do gosto de cada família, promovendo sempre uma oportunidade para a interação de pais e filhos. Entretanto é importante dar certa liberdade de escolha para a criança manifestar suas preferências por determinadas atividades, pois aprendemos mais facilmente de forma livre, enquanto nos divertimos.

    Para os pais este pode ser também um momento de relaxamento, que favorece a diminuição dos níveis de stress e que proporcionará novos aprendizados e deliciosas lembranças dos momentos em família.

    [sharethis-inline-buttons]