Contando os Dias para o Natal: Ideias Criativas para confeccionar um “Calendário de Advento”

    O termo “Advento” vem do do latim Adventus que significa chegada. No calendário religioso advento é o período de quatro semanas que antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz.

    O calendário de advento, por sua vez, é uma forma de contar os dias para a chegada do Natal e, ao que consta, surgiu com os sistemáticos Luteranos alemães no século XIX. Naquela época, frequentemente, a contagem era feita com um simples risco de giz na porta a cada dia, começando em primeiro de dezembro. Algumas famílias, no entanto, tinham meios mais elaborados de marcar os dias, como acender uma nova vela.

    Por volta de 1908 o pároco e tipógrafo Gerhard Lang foi responsável pela criação de um calendário de advento impresso e comercializado que consistia em dois pedaços de cartolina sobrepostos, com 24 janelinhas cortadas na camada superior, numeradas de 1 a 24 e contendo imagens sobre o Natal e o nascimento do menino Jesus.

    Atualmente, o calendário de advento ganhou novos formatos e materiais, mas, por certo, ainda é uma maneira excelente de celebrar esse período e, mais do que isso ensinar às crianças o verdadeiro significado do Natal e passar bons momentos em família!

    Use a sua criatividade para surpreender os pimpolhos a cada dia, criando um calendário interativo e cheio de significado. Você pode, por exemplo, completar cada número com algo diferente: um doce, um bilhetinho, orações ou até um enfeite para a decoração da árvore, que vai se completando até o Natal.

    Outra ideia legal é inserir em alguns dias a descrição de atividades a serem realizada com a família, tais como: contar uma história de Natal, escrever uma carta para o Papai Noel, ouvir cantigas natalinas, assistir um filme relacionado à data, montar um presépio, confeccionar uma coroa de advento, escrever cartões para os familiares, criar embalagens para os presentes, etc.

    Ah! E lembre-se que a consciência ecológica também pode ser trabalhada nessa ocasião, utilizando-se materiais reaproveitados como rolos de papel higiênico e caixinhas de fósforo para a confecção do calendário de advento de sua família.

    Confira essas ideias e inspire-se: