Descubra como calcular a idade gestacional

    Na sua primeira consulta de pré-natal seu médico vai perguntar quando foi a data da sua última menstruação. A partir dessa data será calculada a idade gestacional. Como a ovulação ocorre duas semanas depois, a data da menstruação é um parâmetro mais fácil para calcular quando aconteceu a fecundação. Ficou confusa? Não fica não, que eu vou te explicar direitinho como não se perder na contagem.

    Por que usar semanas e não meses?

    Esse questionamento é muito comum entre as gestantes, já que é de costume o cálculo por meses. O cálculo em semanas facilita o acompanhamento do desenvolvimento do bebê, por exemplo com 16 semanas já é possível identificar o sexo pela ultrassonografia, com 18 semanas já é possível sentir o bebê mexer e com 37 semanas deixa de ser prematuro.

    A ultrassonografia também pode ajudar no cálculo da idade gestacional principalmente nas mulheres que não lembram a data da última menstruação. O ideal é que essa ultrassonografia seja realizada até a 12ª semana para que seja calculada a data provável do parto com a menor margem de erro.

    A data provável do parto é quando são completadas 40 semanas de gestação. Essa data é apenas uma estimativa de quando o seu bebê vai nascer, isso quer dizer que o parto pode acontecer dias ou até semanas antes ou depois. Após as 37 semanas o bebê não é mais considerado prematuro e a gravidez pode durar até 42 semanas.

     


    Anna Carolina é médica obstetra e mãe de duas crianças maravilhosas: Rafaela de 9 anos e Eduardo de 6 anos. Ela se dedica a promover partos mais humanizados e naturais. Acredita que nascer e parir é a grande maravilha da humanidade.

    [sharethis-inline-buttons]