Desenhos brasileiros e de qualidade

    Na semana passada fui à estreia do 1º desenho animado capixaba e quero compartilhar essa experiência com vocês.

    Já falei aqui sobre a turma Macakids. O projeto tem seu foco na preservação do meio ambiente e, claro, a animação segue a mesma linha. Separação do lixo seco e úmido, não jogar lixo no chão e no mar, além da crítica ao consumismo desenfreado, foram alguns dos temas abordados nas duas exibições.

    A estratégia de educar e divertir é muito bacana, mas o que mais me impressionou foi o retorno imediato das crianças. A sala do cinema estava lotada de crianças e dava para ouvi-las interagindo com a animação o tempo todo. Após a exibição muitos pequenos comentavam sobre o que tinham acabado de assistir, como a garotinha que estava ao meu lado. Ela disse para a mãe que precisava encontrar um lixo para jogar seu papel de picolé porque “lugar de lixo é no lixo”. Achei aquilo sensacional e pude ver na prática como o que as crianças assistem as influenciam.

    Hoje em dia há uma infinidade de filmes, desenhos e séries, e nem todos passam uma mensagem positiva. Daí a importância de acompanhar o que seu filho está vendo na TV. As produções brasileiras são poucas, mas posso garantir que os três desenhos brasileiros que conheço fazem a diferença no quesito educação. Turma da Mônica, Peixonauta e o novíssimo Macakids são educativos e de excelente qualidade.

    A turma da Mônica é exibida na TV Globinho, da rede Globo; o Peixonauta na Discovery Kids e no SBT; e os Macakids por enquanto só em DVD. Mas para adquirir basta enviar um e-mail para macakids@macakids.com.br. Vamos prestigiar as produções brasileiras de qualidade! Nosso país ganha e nossas crianças também.