Dia das Crianças com mais diversão e menos consumismo

    Em tempos de combate à publicidade e ao consumismo infantil é preciso ser criativo na hora de presentear os filhos. O Dia das Crianças está aí e com tantos apelos fica difícil cumprir tal tarefa.

    Aqui em casa, nosso bebê menino ainda não sofre os efeitos do apelo publicitário – uma boa brincadeira no parquinho substitui tranquilamente qualquer carrão de controle remoto. Mas sabendo que não será sempre assim, garimpei a grande rede e descobri muitas dicas de reciclagem de materiais para produção de brinquedos artesanais entre outras coisas bem interessantes.

    O mais legal é que o envolvimento da criança no processo de produção do próprio brinquedo vira estímulo, diversão, brincadeira e o valoriza ainda mais. Separei três dessas boas referências para dividir com vocês, mas antes de relacioná-las vale esclarecer que não há nenhum compromisso comercial ou publicitário em divulgá-las.

    O Luxo do Lixo

    Pedagogia ao Pé da Letra – Site
    Fan page Luxo do Lixo

    Um portal relacionado ao meio ambiente, reciclagem de forma geral. Ensina a transformar o que seria descartado em algo útil novamente. Muitas dicas preciosas de lembrancinhas de aniversário, decoração e brinquedos.

    Estéfi Machado

    Estéfi Machado – Site
    Fan page Estéfi Machado

    Crafts e ideias para crianças. Como ela mesma se denomina, é designer, fotógrafa, ilustradora,
    crafiteira e mãe. Durante os dias que antecedem o Dias das Crianças ela promove uma contagem regressiva bastante interessante através da sua fanpage no Facebook: uma ideia nova por dia.

    Mentes Brilhantes Brinquedos Inteligentes

    Mentes Brilhantes – Site
    Fan page Mentes Brilhantes

    A alegria nas Ciências, a Matemática, Tecnologia e Psicomotricidade, com produtos envolventes para entreter, ensinar e aprender de modo integrado e duradouro, com qualidade, responsabilidade e inovação. São brinquedos com células solares, geradores eólicos, câmeras de pressão, turbinas hidráulicas, geradores reversíveis em motores, balanças para ensinar matemática, kits de criatividade com conteúdo técnico-científico para crianças e jovens de todas as idades.

    É isso! Busque novas referências, mas cuide para que sejam originais, criativas e que tenham a diversão como foco principal e não o consumismo. Se você quiser saber mais sobre o combate a publicidade e consumismo infantil, fica a dica:

    Instituto Alana

    Instituto Alana – Site
    Fan page Instituto Alana

    O Instituto Alana é uma organização sem fins lucrativos criada em 1994 que tem como missão fomentar e promover a assistência social, a educação e a cultura.

    Infância Livre de Consumismo

    Infância Livre de Consumismo – Site
    Fan page Infância Livre de Consumismo

    Somos um coletivo de mães, pais e cidadãos inconformados com a publicidade dirigida às nossas crianças. Não achamos que a autorregulamentação (ou seja, a regulamentação feita pelo próprio setor), do jeito que está sendo feita, seja eficaz, uma vez que atende aos interesses do setor, que não está preocupado com a saúde e o bem-estar das crianças.

    Acreditamos que o Estado deve, sim, intervir nessa questão. Não podemos responsabilizar somente os pais e as mães por um problema que afeta e compete a toda a sociedade.

    Para finalizar, gostaria de desejar à todos os papais, mamães, meninos e meninas, um feliz Dia das Crianças.

    Sejam criativos e divirtam-se!