Dicas para resgatar o significado do Natal e evitar o consumismo

    Não é de hoje que se fala exaustivamente sobre o excesso de consumismo infantil e do quanto ele pode prejudicar o desenvolvimento emocional das crianças e afetar sua segurança e felicidades futuras. O tema, inclusive, já esteve presente aqui no Carinho a Cada Passo no post de papai Miguel sobre o Dia das Crianças.

    Com a proximidade do Natal o assunto ganha especial relevância, afinal somos (nós e nossos filhos) bombardeados, pelos mais diversos meios de comunicação, por mensagens que estimulam o consumo. Em muitas famílias a lista de presentes é infindável e a expectativa das crianças não tem limites.

    Nesse Natal minha filha Sophia estará perto de completar 2 aninhos de idade e meu marido e eu ficamos muitos preocupados com a possibilidade dela vincular essa data apenas com o ato de receber presente, pois queremos que ela compreenda os verdadeiros e importantes valores dessa época tão especial.

    Pensando nisso, bolamos algumas idéias que já estamos botando em prática lá em casa com os objetivos de possibilitar que nossa pequena possa vivenciar valores como a solidariedade e a doação e de fortalecer os laços familiares. E são essas idéias que passo a compartilhar aqui:

    Presentes e cartões feitos em casa

    Acredito que presentear não seja ruim. Ao contrário, a troca de lembrancinhas no Natal pode ser uma ótima forma de expor às crianças a importância da confraternização e estimular a demonstração de carinho mútuo.

    Os pais podem, por exemplo, preparar com os filhos lembrancinhas simbólicas feitas por eles próprios para serem entregues aos familiares, ressaltando o amor e a boa intenção desta atitude.

    E que tal levar os pimpolhos para a cozinha e preparar biscoitos natalinos para presentear os amiguinhos da escola?! No site da Revista Crescer você encontra receitinhas deliciosas:

    Além disso, ao invés de comprar cartões natalinos você pode pedir que as crianças os confeccionem. Aproveite as habilidades dos pequenos e dê um toque pessoal aos cartões, utilizando seus desenhos, pinturas, dobraduras, e, é claro, pequenos textos escritos com suas próprias letrinhas. Certamente elas vão se divertir muito e quem receber os cartões ficará encantado com a originalidade e carinho!

    Esperando o Papai Noel

    Aproveite esta fase do ano para desenvolver atividades em família. Envolva as crianças na montagem da árvore e do presépio, colocação das luzinhas e guirlandas, no embrulho dos presentes. Enfim, deixem tudo pronto para a chegada do bom velhinho!

    Ao realizar essas atividades não esqueça de explicar o significado destes símbolos natalinos e da própria data.

    Solidariedade Natalina

    Essa também é uma ótima oportunidade para desenvolver o senso de solidariedade e amor ao próximo. Certamente seus filhos têm inúmeros brinquedos, livrinhos, roupas e calçados que já não usam mais. Convide-os para selecionar esses brinquedos para doação. Envolva-os, ainda, na realização dos embrulhos e, se possível, na entrega dos presentes.

    Outra atividade bem bacana é participar da campanha Papai Noel dos Correios. Anulamente os Correios recebem milhões de cartas endereçadas ao Papai Noel de todas os lugares do país. São crianças, jovens e até adultos que expressam seus sonhos através da escrita. A proposta é adotar uma dessas cartinhas e fazer a felicidade de alguém. Para saber mais sobre esse projeto acesse o site dos Correios

    Essas propostas também ajudam as crianças a entenderem que o Natal não gira só em volta delas. Outra atividade que auxilia a atingir este objetivo é envolvê-las na elaboração da lista de presentes, pedindo, por exemplo, sua opinião sobre o que determinada pessoa gostaria de ganhar.

    Presentes sem valor material

    Na hora de escolher o presente de seus filhos lembre-se que eles não precisam ser caros para agradar. Aliás, presentes que sequer têm valor material podem fazer a alegria da garotada. Até coisas simples e descartáveis, como caixas de papelão, podem virar uma grande diversão.

    Bom, é isso, espero que essas dicas sejam úteis e desejo profundamente que vocês tenham um Natal repleto de alegria e harmonia, permeado pelos verdadeiros valores dessa data tão mágica e especial!

    Ah! Convido a todos também para participar do Concurso Cultural de Natal que está acontecendo no meu blog, o Coisas da Maura. Conte por que o Natal é tão especial para você e concorra a brinquedos educativos. Acesse e participe!

    Boas Festas!

    Imagens:
    Mamãe eu kero
    Espaço Mulher
    Arte e Cidadania
    Presentes de Natal 2012
    Saúde Infantil
    Bahia Todo Dia
    Coisas da Maura

    [sharethis-inline-buttons]