Diversão e cuidados no banho

    O banho é considerado um dos momentos mais especiais das mamães e dos papais, pois o contato físico com seu bebê reforça os laços de amor e carinho. E você sabia que ele pode ser prazeroso para o baby? Além de relaxar, acalmar e até refrescar, brincar na água é muito divertido!

    Mas é fundamental ter alguns cuidados. Confira só essas dicas do Guia do Bebê:

    Dica 1:

    Na hora do banho é preciso esquecer qualquer outro compromisso e se concentrar inteiramente no filhote. Dar o banho às pressas, pensando em mil coisas ao mesmo tempo, como no feijão que está na panela e no filho mais velho que está chamando, não dá certo. Infelizmente, pesquisas mostram que é grande o número de acidentes com bebês durante o banho.

    Dica 2:

    Equipamentos elétricos e água não combinam. Então, livre-se de qualquer aparelho elétrico perto da área do banho do bebê. A prevenção é sempre o melhor caminho. Outro cuidado fundamental é manter o chuveiro em bom estado e verificar regularmente a fiação elétrica para evitar curto-circuito durante o uso.

    Dica 3:

    O piso escorregadio também pode ser uma armadilha na hora do banho do bebê. A recomendação é espalhar os tapetes antiderrapantes por toda a área, tanto no piso do banheiro quanto dentro da banheira ou boxe onde fica o chuveiro. Também não deixe sabonetes e potes de shampoo no piso do boxe ou banheira.

    Dica 4:

    Aposte em brinquedinhos ou acessórios que distraiam os pimpolhos. Isso irá garantir muita diversão, tranquilidade e boas risadas. Para ter certeza de que o brinquedo escolhido é adequado, é preciso observar se ele possui o selo do INMETRO, que garante o padrão de qualidade do produto. Outro cuidado é verificar a indicação de faixa etária do brinquedo e se ele pode ser colocado na água.

    Dica 5:

    Um dos maiores riscos na hora do banho é o afogamento e a única opção é não arriscar. Mesmo que a criança seja um pouquinho maior e já fique facilmente sentada na banheira, não a deixe sozinha nem por alguns instantes. Se precisar se afastar para atender ao telefone ou a campainha, enrole a criança na toalha e leve-a junto com você.

    Dica 6:

    Outro perigo é a temperatura da água. Por isso é importante testar antes de colocar o bebê dentro da banheira. “Primeiro coloca a água fria na banheira, depois a quente. É importante misturar as águas por toda a banheira e testar a temperatura da água do banho do bebê com o cotovelo ou o dorso da mão”, explica a especialista em segurança infantil Luiza Leitão.

    Vejam alguns produtos legais para aumentar mais ainda o conforto e a diversão do pequeno: