Em que momento da gravidez o bebê começa a ouvir?

    Você já se perguntou se o bebê consegue ouvir na barriga na mãe? Se sim, como acontece isso? A fonoaudióloga e Consultora em Amamentação Roberta Carvalho responde.

    Em que momento da gravidez o bebê começa a ouvir?

    O sistema auditivo humano é único e difere das outras espécies porque desenvolve a capacidade de receber, interpretar e reagir à linguagem de forma complexa

    A partir da 21º (vigésima primeira) semana de gestação o feto já consegue escutar os batimentos cardíacos e vozes externas, especialmente da mamãe.

    Então, mamãe, você já pode conversar, cantar e ler para o seu bebê.

    Na vida intrauterina (o que acontece no interior do útero) o feto é capaz de conhecer a voz materna, músicas simples e sons comuns ao ambiente. O desenvolvimento auditivo e da memória, no período intrauterino, capacitam o bebê a reconhecer diferenças no tom, padrões sonoros, intensidade e ritmo. Apesar desse aprendizado, a criança somente será exposta ao espectro completo após o nascimento, e é evidente que as experiências pré-natais irão auxiliá-la a reconhecer alguns sons nas primeiras semanas de vida.

    Quanto mais conversar com seu filho, mais ele o reconhecerá fora do útero, o que lhe dará uma sensação de segurança e bem-estar, ajudando na adaptação ao mundo externo.

    Inclusive, mesmo após o nascimento, é importante manter a conversa com o bebê. Isso contribui para o desenvolvimento, aumenta a confiança, além de construir laços afetivos.

    Por isso, mamães e papais, se vocês ainda não conversam habitualmente com o seu bebê dentro da barriga, agora já tem alguns bons motivos para dedicar um tempinho especial para isso.

     


    roberta carvalhoSou Roberta Carvalho, mãe do Bernardo, Fonoaudióloga e Consultora em Amamentação e encantada pelo universo Materno Infantil.

    Perfil: https://www.instagram.com/robertacarvalhofono/
    @robertacarvalhofono

    [sharethis-inline-buttons]