Família + Escola = Educação!

    A união Família x Escola é o grande segredo para o sucesso da educação. A psicóloga Mariana Calhau destaca a importância dessa relação para a formação das crianças

    Apoio e diálogo são palavras-chaves para uma boa relação entre família e escola

    Todos nós queremos dar aos nossos filhos a melhor educação, não é mesmo? Isso é uma prioridade para muitas famílias e, de fato, deve ser um assunto sempre em pauta. Para isso, não existe nada melhor que a relação Família x Escola, trabalhando sempre juntos pela educação de seu pimpolho!

    Em família, a criança aprende normas e condutas para conviver em sociedade. Os pais são responsáveis por educar seus filhos a se adaptarem às regras sociais e morais. Na escola, além das aprendizagens curriculares, a instituição permanece encarregada de orientar o aluno em complemento à educação da família. É exatamente pelo objetivo de educa-los integralmente que a parceria dos pais com a escola gera efeitos extremamente positivos nas crianças.

    Esse contato deve ser pessoal, amigável e frequente. Dificuldades familiares devem ser informadas à escola, e dificuldades na escola devem ser informadas aos pais. Ambos devem trabalhar em conjunto para o cuidado de cada criança e para beneficiá-la em cada etapa do seu desenvolvimento.

    Sendo assim, família e escola devem educar como equipe, de forma a propiciar ao sujeito em desenvolvimento maior segurança para enfrentar as dificuldades que são impostas pela vida. Desta maneira, entende-se que o acompanhamento familiar interfere no desempenho dos filhos no contexto escolar e vice-versa.

    É imprescindível para o sucesso escolar que a criança note que seus pais e a equipe pedagógica estão juntos na luta para motivá-los a obter este sucesso. De certa forma, os pais são a força motriz para o estudo das crianças e seu bom desempenho. Então, bora ficar pertinho da escola de nossos pimpolhos?

    Até a próxima!

    Foto: ?Pedro Dias / Flickr

    [sharethis-inline-buttons]