Fazendo arte: pincel e tinta na mão

    Um pincel molhado de tinta, um papel aberto no chão e liberdade para fazer a maior bagunça – a receita para envolver o seu filho no mundo das artes é simples assim.

    “É só dar espaço à criança, não impor muitos limites e deixá-la se expressar naturalmente”, ensina a educadora e artista plástica dinamarquesa Anna Marie Holm. Ela esteve recentemente no Brasil para lançar o livro Baby-Art: Os Primeiros Passos com Arte. As atividades propostas por Anna Marie são pra lá de divertidas, deixam os pequenos mais relaxados e estimulam o desenvolvimento motor. “É fazendo arte que as crianças desenvolvem a sensibilidade e adquirem uma consciência maior dos sentidos”, ressalta a especialista. Então siga as dicas da expert e experimente suas sugestões de atividades para crianças de 1 a 3 anos de idade.

    DICAS:

    A escolha do material

    Para evitar alergias e intoxicações, ofereça apenas giz, tintas e lápis atóxicos. E, antes de comprar, verifique se esses materiais são indicados para a faixa etária do seu filho.

    De tudo um pouco

    Camisas velhas, panos, sapatos, chapéus, bolsas e meias podem – e devemm – ser aproveitados pelo pequeno artista. “A ordem é justamente fazer arte em qualquer lugar e sempre com muita improvisação. Seu filho não precisa de materiais especiais nessa fase”, lembra a artista.

    Ao ar livre é melhor

    Um jardim, uma praça, um quintal – quanto mais espaço seu filho tiver para explorar na hora de criar arte, melhor. Ele pode, por exemplo, fazer experimentações com a terra ou, se tiver vontade, pintar folhas e pedras. “O resultado é imprevisível, mas é importante deixar a criança livre para fazer suas escolhas”, sugere Anna Marie.

    Papel colorido

    “Por que a superfície onde a criança vai pintar precisa ser branca?”, questiona a educadora. Ela recomenda variar um pouco esse suporte – o papel branco – oferecendo também tecidos estampados e folhas coloridas para a criança pintar. Isso, garante, estimula a percepção das cores.

    BRINCADEIRAS

    Jornal na parede

    Estenda o jornal em um cavalete improvisado, feito com placas de eucatex, ou prenda as páginas numa parede. Com pincéis de vários tamanhos e tinta preta diluída em água, seu filho poderá pintar o texto e as ilustrações como quiser.

    Gravuras de beijos

    Separe um batom vermelho e algumas folhas brancas. Mostre à criança como pintar a boca e imprimir beijinhos no papel. Depois, deixe-a brincar sozinha e se divertir com o resultado.

    Fonte: Bebê.com.br