Férias e escovação: como conciliar?

    As férias estão chegando e vem aí um período de muitos compromissos e brincadeiras e o tempo acaba ficando “curto”, assim uma das tarefas que fica esquecida é a higiene bucal.

    Nesse período as mães aproveitam a folga na escola para levar os anjinhos a uma revisão no odontopediatra e não é raro as crianças chegarem ao consultório com uma quantidade de placa bacteriana muito grande nos dentes. A desculpa é sempre a mesma: “Nossa doutora, saímos cedo de casa, fomos à piscina, almoçamos no shopping, seguimos para o cinema e não deu tempo nem de dar uma escovadinha!” O pior é quando a consulta é a primeira da manhã, e o anjinho disse que não escovou à noite porque “apagou” no sofá de tanto cansaço.

    Pois é mães, temos que dar um jeitinho de “encaixar” no mínimo 03 escovações nesse dia tão cheio, afinal é nessa época também que o consumo de balas e guloseimas fora de hora aumenta muito e o fantasma da cárie e da gentivite pode nos assustar. Sugiro então que capriche bem na escovação após o café da manhã antes de iniciar a “árdua” rotina de brincadeiras; que leve em um estojinho a escova e o creme dental na bolsa da mamãe e para a casa do amigo; que faça outra escovação supervisionada por um adulto (com fio dental e tudo!), antes do sono derrubar a pobre e exausta criança. Se no meio do dia for “impossível” escovar, tente ao menos fazer bochechos com água após o consumo de doces.

    Essas são as dicas para o próximo mês, já que as férias estão chegando por aí. Arrumem um tempinho para cuidar dos dentes e então é só aproveitar muito e se divertir! Boas férias!

    [sharethis-inline-buttons]