Férias: brincadeiras criativas, divertidas e baratas para o verão

    Nessas férias, a dica da colunista Maura Fisher é fugir dos joguinhos eletrônicos e da TV e aproveitar o clima de verão para usar e abusar das brincadeiras ao ar livre

    Período de férias… É hora de colocar a criatividade em prática para entreter as crianças!

    Que tal fugir dos joguinhos eletrônicos e da TV e aproveitar o clima de verão para usar e abusar das brincadeiras ao ar livre e, é claro, estimular uma geração criativa, consciente, de hábitos saudáveis e construtivos? E o melhor: você não precisa gastar quase nada pra garantir muitas horas de diversão em família.
    Gostou?! Então confira as ideias que separei para hoje:

    1. Bolha de Sabão Gigante

    Qual criança não gosta de bolinhas de sabão? Imagina, então, uma Bolha gigante capaz de envolve-la inteira?! Para colocar essa ideia em prática, você só precisa de uma piscina inflável ou uma bacia bem grande, um bambolê e líquido para fazer as bolinhas, que você pode comprar em casas especializadas em festas e embalagens, ou fazer em casa.

    Receita: para fazer o líquido, basta misturar 4 partes de água com 1 parte de detergente líquido (preferencialmente neutro), ou shampoo ou sabonete líquido infantil. Para deixar as bolinhas mais resistentes, acrescente um pouco de amido de milho (cerca de uma colher de sopa para cada 5 litros da mistura). Você também pode utilizar corante alimentício para produzir bolinhas coloridas.

    Com essa mistura e um aro (que pode ser produzido com um cabide de arame) as crianças também conseguiram produzir super-bolinhas.

    2. Esponja ao Alvo

    Com um par de esponjas molhadas e uma caixa de giz, transforme qualquer calçada em uma divertida brincadeira de tiro ao alvo.

    3. Look Divertido

    O giz pode ser um grande aliado também em outras brincadeiras. Rabiscar a calçada, simplesmente, já pode ser uma grande diversão. Outra ideia é traçar o contorno do corpinho das crianças no chão e depois deixa-las divertirem-se brincando de criar looks diferentes! Utilize roupas velhas e alguns acessórios como cinto, chapéu, chinelo e tiaras de cabelo.

    4. Pequeno Artista

    Forneça às crianças materiais inusitados para que elas criem suas próprias obras de arte. O plástico bolha, por exemplo, pode render belas telas pintadas com os pés!

    Caretas incríveis podem surgir com um pouco de tinta e elementos da natureza!

    5. Corrida de bolinhas de gude

    Crie uma pista de corridas de bolinha de gude usando espaguetes de piscina.

    6. Fazendo chover

    E para aqueles dias de calor insuportável, crie uma deliciosa chuva para os pequenos se refrescarem! Você vai precisar apenas de uma mangueira e uma garrafa PET.

    7. Jogo da Velha e Cruzadas Gigantes

    A diversão também é tamanho família com o jogo da velha e as cruzadas gigantes. Para as cruzadas, basta confeccionar cartões grandes com letras. Já o jogo da velha é criado a partir de um lençol velho, fita adesiva e frisbees.

    8. Gincana do Alfabeto

    Com as letras do alfabeto dispostas em uma bancada ou no chão, é dada a largada! O objetivo é que as crianças encontrem objetos cujo nome inicie com cada letra. Quem achar mais objetos ganha!

    9. Para os dias de chuva

    Pintou aquela chuva? Não desanime. Crie super pistas de carrinho de corrida ou até uma pequena cidade com fita adesiva.

    E que tal montar um acampamento dentro de casa?

    Uma rodada de jogos de tabuleiro ou uma sessão caseira de cinema também são excelentes opções para os dias chuvosos.

    Boas Férias!

    Imagens:
    Criançaria
    Just Real Moms
    Circulando Aqui
    Inspire-se
    Dicas pra Mamãe
    Six Sister Stuff

    [sharethis-inline-buttons]