Fim do horário de verão: calma, dá para sobreviver!

    O verão está acabando… Que pena! E assim também chegou ao fim o horário de verão, amado por muitos e odiado por tantos outros. Mas a mudança que gera tanta discussão entre os adultos, atrapalha a rotina do bebê (tanto no início, quanto no final)?

    Segundo especialistas, na maioria dos casos, essa a diferença de uma hora acaba atrapalhando os pequenos sim! No entanto, há uma boa notícia: o período de adaptação é bem pequeno, de no máximo uma semana.

    Assim, com a troca de horário, se o bebê costumava acordar às 7h da manhã, por exemplo, ele agora acorda às 8h. Sério? É hora de comemorar? Calma, nem tanto. No geral, logo, logo ele vai voltar a acordar no horário de costume, até que se adapte à nova rotina, o que geralmente acontece após dois ou três dias ou no máximo, uma semana.

    Na verdade, tudo vai depender de cada bebê. Os pediatras acreditam que há crianças que têm mais facilidade para se adaptar a novos hábitos, e entram naturalmente em horários previsíveis de alimentação e sono.

    Um dos fatores fundamentais, de acordo com especialistas, é o temperamento individual de cada criança. Algumas gostam de rotina, outras não. Nem todos seguirão exatamente o mesmo horário, mas todo bebê é capaz de seguir algum tipo de determinação.

    O horário de verão acabou no último sábado

    Mas, por outro lado, também existem crianças que se incomodam demais com mudanças na rotina. Os sintomas logo são percebidos pelos pais: ficam chorosas e irritadas. Enquanto outras são bem mais adaptáveis e não mudam de comportamento, caso percam uma soneca ou acordem mais cedo que o normal.

    Dessa forma, a dica é ficar sempre atento ao temperamento do seu filho quando for tomar decisões relativas à rotina dele. Outra sugestão é com relação à alimentação. No início ele até vai estranhar, mas aos poucos estará adaptado, assim como nos horários da soneca.

    E quanto ao fim do verão, relaxa… Logo, logo será possível desfrutar das benesses do inverno!

    *O post foi escrito com base em informações do site babycenter.com