Frutas e verduras no prato das crianças fazem bem ao coração

    A prevenção de doenças na vida adulta começa desde cedo. E um novo estudo mostrou que hábitos saudáveis na infância ajudam a evitar a aterosclerose. Este estudo foi realizado pela Yale University School of Medicine´s Prevention Research Center (EUA), publicado na revista científica Circulation e mostrou que uma dieta rica em frutas e vegetais desde a infância pode ajudar a prevenir aterosclerose na vida adulta. Essa doença se dá quando a placa – uma substância pegajosa constituída de gordura, colesterol e outras substâncias do sangue – se fixa na parede das artérias, provocando uma inflamação. A consequência a longo prazo é um endurecimento das artérias, levando a problemas cardíacos.

    A pesquisa, que acompanhou por 27 anos 1.622 pessoas entre 3 e 18 anos, usou um tipo de medida chamada velocidade de pulso para analisar a rigidez arterial dos estudados. E o resultado mostrou que as artérias mais rígidas, que fazem o coração trabalhar mais, eram daqueles que consumiam poucas hortaliças e frutas. Os cientistas revelaram também que a falta de atividade física aumentava ainda mais o risco para a doença. “A aterosclerose pode começar na infância, mas só vai se manifestar mais tarde. Por isso, é fundamental os pais ajudarem os filhos a adotarem hábitos saudáveis de vida desde cedo para retardar e prevenir o aparecimento de doenças”.

    É difícil falar deste assunto, pois sempre achamos que nossas crianças são saudáveis enquanto não vemos nenhum sinal aparente de doença, como por exemplo febre, tosse e desânimo. Para manter a saúde de hoje e a de amanhã, o prato das crianças deve ser dividido em 3 partes. a Primeira parte para a proteína (alimentos de origem animal). Esta parte será de 25% do prato e favorece o crescimento dos tecidos. A segunda parte reserve para os carboidratos (arroz, feijão, tubérculos como batata, inhame, aipim, etc). Esta parte será 20% do prato e fornece energia para o organismo. A última parte será a maior de todas com 55% do prato de vegetais e verduras crus ou cozidos e trará os benefícios que as vitaminas, minerais e fibras garantem as nossas crianças. As frutas devem ser consumidas no café da manhã, lanches e como sobremesa.

    Um prato colorido torna a vida das nossas crianças colorida também!

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