Gestação: fuja das câimbras e inchaços

    Aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio e magnésio, ingerir muito líquido e evitar excesso de sal, caldos prontos e refrigerantes são as dicas para evitar esses incômodos

    Aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio e magnésio, ingerir muito líquido e evitar excesso de sal, caldos prontos e refrigerantes são as dicas para evitar esses incômodos

    Dando continuidade ao assunto que abordamos no último post, hoje vamos falar sobre outros sintomas que causam bastante incômodo as gestantes: inchaço e câimbras!

    As câimbras são caracterizadas por contrações musculares involuntárias, acompanhadas de fortes dores. Quase sempre, são consequência de um desequilíbrio entre cálcio e magnésio no nosso corpo. Como o bebê necessita muito desses nutrientes para o seu desenvolvimento, a mãe acaba ficando com deficiência e, dessa forma, esse sintoma se torna frequente.

    Quando pensamos na causa do aparecimento de câimbras, logo vem à mente a falta de potássio, mas dificilmente esse nutriente está baixo no nosso organismo, a não ser que algum medicamento esteja interferindo nisso.

    Portanto, a primeira coisa é aumentar o consumo de alimentos que são fontes de cálcio, como folhas verde escuras, semente de girassol, semente de abóbora, gergelim, leite e derivados. E também aumentar o consumo de produtos ricos em magnésio, dentre elas as folhas verde escuras, leguminosas, cereais integrais e oleaginosas.

    Outros nutrientes como ômega 3 (peixes), vitamina E (oleaginosas, semente de girassol, azeite), vitaminas do complexo B (cereais integrais, folhas verde escuras) também são importantes, pois melhoram a circulação sanguínea evitando câimbras, inchaço e varizes.

    A ingestão de líquidos também é essencial para prevenir o aparecimento desses sintomas. Por isso, aumente o consumo de água, água de coco e sucos naturais durante o dia, mas nunca consuma líquidos junto com as refeições.

    Colocar os pés para cima quando sentar, evitar o excesso de sal, realçadores de sabor e caldos prontos, refrigerantes, enlatados, embutidos e congelados também são essenciais para prevenir as temidas câimbras e o terrível inchaço nas pernas e pés.

    Basta ter disciplina e foco! Chegar ao final da gravidez se sentindo bem, com vitalidade e disposição é essencial e é o que nós mais queremos. No próximo mês, vamos dar continuidade ao assunto falando de outros sintomas.

    Até lá!

    Foto: Leonardo da Silva // Licença CC

    [sharethis-inline-buttons]