Higiene do bebê: aprenda a lavar corretamente as roupas do seu pimpolho

    O cuidado na lavagem das roupinhas também é muito importante para preservar a saúde dos pimpolhos. Dá uma olhada nessas dicas!

    Nem todas as mãezinhas de recém-nascidos têm o privilégio de contar com a mãe, a sogra ou alguma outra pessoa para auxiliá-las e dar dicas sobre cuidados com o bebê.

    Só quem já passou pela experiência de se adaptar à essa nova rotina, mesmo com ajuda, sabe o quanto as questionam sobre como cuidar corretamente dele. Uma dessas preocupações é a higiene do bebê e de seus pertences. É consenso que a mamadeira e a chupeta, assim como tudo o que vá até a boca, devem ser esterilizadas, ou fervidas. Mas e quanto às roupas?

    A jornalista Taty Bruzzi, do blog Espelho Meu, publicou algumas dicas muito legais essa semana. Segundo ela, “a maioria dos especialistas aconselham lavar as peças a mão e somente com o uso do sabão de coco, isso porque as fragrâncias e os corantes existentes em produtos como o amaciante de roupas, por exemplo, podem causar irritação ou alergia”.

    Os médicos também alertam para os produtos utilizados. Eles devem ser dermatologicamente testados. E se a mãe não abrir mão de usar algum com fragrância, para deixar um cheirinho de limpo nas roupas, dar preferência pelas mais suaves e delicadas.

    Veja as dicas e fique tranquila para aproveitar cada momento ao lado do seu neném!

    Amaciantes
    Durante o processo de lavagem, as fibras dos tecidos se desgastam naturalmente e ficam desordenadas, com aspecto áspero. Então, o uso do amaciante deixa as fibras mais alinhadas e macias, suavizando o atrito com a pele dos bebês. Portanto, a mãe pode usar o produto desde que ele seja dermatologicamente testado, com comprovação hipoalergênica.

    Perfume
    Atualmente, o mercado de amaciante foca no perfume, em especial na intensidade e na duração que o aroma permanece nas roupas, dando sensação de aconchego e bem-estar para os bebês. Por isso, os médicos alertam para a escolha dos produtos com fragrância suave, evitando qualquer processo alérgico nos bebês. De preferência, optar por produtos reconhecidos pela IFRA – Associação Internacional de Fragrâncias.

    Processo de lavagem
    De acordo com especialistas, não há uma fórmula de como lavar as roupas do bebê. Entretanto, assim como já fazemos nas peças dos adultos, respeitar as informações contidas na etiqueta é o primeiro passo. O ideal é que a roupa da criança seja lavada separadamente das peças de adultos. Porém, se for utilizar a máquina, coloque-as dentro do saquinho indicado para roupas delicadas.

    Se houver necessidade de colocá-las de molho antes, para retirar alguma mancha, por exemplo, a dica é aplicar um pouco de sabão líquido no local e esfregar antes de jogar na máquina.

    Fonte: Espelho Meu