Ideias criativas para montar um cantinho de leitura

    Estimular o hábito da leitura desde cedo pode trazer muitos benefícios aos seus pimpolhos. A leitura estimula a imaginação, facilita o aprendizado e a aquisição de cultura, aumenta o vocabulário, melhora a pronúncia das palavras e a comunicação de um modo geral.

    Quem é acostumado à leitura desde bebê se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Não é exagero dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children’s Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda.

    No Brasil, uma pesquisa realizada em 2012 pela Fundação Itaú Cultural em parceria com o Datafolha, ano passado, aponta que é praticamente consenso entre a população brasileira a importância de incentivar crianças de até cinco anos a gostar de ler. Dentre os entrevistados, 81% dos pais reconhecem a importância da leitura na construção do perfil social, ético, intelectual e cultural de suas crianças e 30% afirmaram que esse hábito ajuda na preparação par ao mercado de trabalho.

    Algumas atitudes simples podem incentivar o hábito de ler. Confira algumas dicas:

    • mantenha os livros ao alcance das crianças;
    • dê o exemplo: ao vê-lo ler, seu filho seguirá seu modelo naturalmente;
    • permita que as crianças folheiem os livros a vontade e inventem histórias;
    • reserve um tempo diário para ler para seu filho ou ajudá-lo a ler;
    • frequentem livrarias e bibliotecas;
    • permita que as crianças participem do processo de escolha e compra de livros;
    • estimule o empréstimo de livro entre os amiguinhos;
    • ofereça livros relacionados com as atividades que as crianças mais gostam;
    • realize atividades que usem a leitura, como jogos e receitas.

    Outra dica valiosa é criar um cantinho de leitura agradável para seus filhos. O espaço deve ser claro, lúdico, confortável e, principalmente, permitir o livre acesso aos livros. Veja algumas ideias criativas para montar esse espaço:

    – Opte por estantes de fácil acesso para os pequenos:

    – Deixe o local de leitura aconchegante. Vale recorrer a poltronas confortávies e muitas almofadas:

    – Não esqueça da iluminação. Procure instalar o cantinho de leitura em um local com claridade natural, mas se isso não for possível uma boa opção é investir em luminárias:

    – Se você tem filhos de faixas etárias muito distintas, procure manter os livros de cada um separados. Caixas ou estantes identificadas com o nome de cada um podem ser uma excelente opção e, de quebra, estimular a organização.