Ideias de espaço para as crianças brincarem e desenvolverem a criatividade

    Se você dispõe de espaço em casa, uma ótima dica é criar uma brinquedoteca para as crianças. Esse ambiente, além de ajudar a manter seu lar organizado, pode representar um grande diferencial no desenvolvimento dos pequenos. Se bem estruturada ajuda a desenvolver a autonomia, concentração, inteligência e criatividade, bem como estimula a socialização, a valorização dos brinquedos, incentiva a responsabilidade e enriquece as relações familiares.

    Este espaço deve ser seguro e permitir que as crianças brinquem livremente. Confira algumas dicas:

    Espaço livre:

    Não são necessários muitos móveis. O mais importante é que a criança tenha espaço para brincar.

    Tapetes e pufes:

    Permitir que as crianças sentem no chão é essencial. Utilize tapetes de EVA coloridos ou colchonetes, que além de estimular a imaginação vão deixar o ambiente mais quentinho. Pufes também podem ser uma ótima opção, pois são objetos despojados e confortáveis.

    Móveis funcionais:

    Aposte em prateleiras e nichos baixos que permitam que a criança acesse facilmente os brinquedos. Baús e cestos para guardar os brinquedos são grandes aliados na organização, que poderá ser feita pela própria criança e de maneira fácil e rápida.

    Mesas:

    As mesas devem ser baixas e com cantos arredondados.

    Diferentes áreas:

    O ambiente deve ser lúdico e fácil para armazenar os brinquedos. Divida os brinquedos em categorias e crie áreas para atividades diferentes, como o cantinho da leitura, dos jogos e da pintura, entre outros.

    Cores:

    Muitas cores! Elas estimulam os sentidos e trazem vida ao ambiente.

    Brinquedos:

    Ao escolher os brinquedos leve em conta a faixa etária das crianças que vão utilizá-los, bem como a durabilidade e segurança da peça. Lembre-se que com um pouquinho de criatividade objetos do dia-a-dia, como garrafas e potes, podem se transformar em brinquedos maravilhosos e render muita diversão.

    Composição de elementos:

    Lembre-se que linhas horizontais estimulam a calma, enquanto linhas verticais estimulam a ação. Uma combinação entre elas cria o equilíbrio perfeito para a decoração da brinquedoteca.

    Veja algumas sugestões de itens que podem compor a brinquedoteca:

    Toca 3 em 1 com bolinhas

    Mini mesa com assento embutido

    Estante-baú

    Baú

    Organizador infantil

    Tapete de EVA

    Selecionamos também alguns ambientes para você se inspirar:

    Portas, nichos, gavetinhas e divisórias criam uma estante dinâmica, cheia de cantinhos especiais para os brinquedos, livros e materiais de pintura. Destaque especial para a bobina de papel destinada aos desenhos dos pequenos! O projeto é da arquiteta Andrea Reis.

    A mesa baixa com cadeiras coloridas e o criativo lustre são o grande diferencial deste ambiente.

    Aqui tudo está perfeitamente organizado e ao alcance dos pimpolhos.

    Nesta brinquedoteca o destaque fica por conta do quadro negro, que pode ser facilmente reproduzido utilizando-se tinta preta fosca lavável.

    Imagens:

    Casa e Jardim
    Clique Arquitetura
    Mulher de Cama e Mesa
    Cultura Mix
    Alguma Bossa

    [sharethis-inline-buttons]