Literatura para grávidas

    Com a descoberta da primeira gravidez, milhares de dúvidas surgem na cabeça da gravidinha! A mamãe quer saber sobre cada detalhe das mudanças que estão acontecendo com ela e seu bebê. Uma ótima ideia para esclarecer as dúvidas, além do auxílio de um profissional especializado, é ler bastante sobre o assunto.

    Existem muitos exemplares pelas livrarias que tratam sobre gravidez e bebês. O site Casamenteiras fez uma seleção muito bacana de alguns títulos, que você confere aí em baixo:

    1. O que esperar quando você está esperando, de Heidi Murkoff e Arlene Eisenberg: está há décadas na listas dos livros mais vendidos em vários países, inclusive por aqui. Traz resposta para a maioria das dúvidas. Explica tudo de maneira fácil e detalhada, com tabelas, ilustrações e listas. Gosto que abrange também temas como cuidados práticos no pós parto e amamentação. Para depois que o bebê nascer, tem a continuação: O que esperar do primeiro ano. Aprovadíssimo!

    2. Nave Mãe, de Tanise Dvoskin: quando engravidou, a jornalista Tanise começou a escrever uma coluna semanal sobre o assunto no jornal gaúcho Zero Hora. Com textos sentimentais e delicados – mas nada piegas – qualquer grávida se enxerga nas situações narradas. Além de escrever no jornal, Tanise também criou um blog, no qual dividiu dúvidas com os leitores. O resultado desses dois anos de trabalho estão no livro Nave Mãe.

    3. Segredos de uma Encantadora de Bebês, de Tracy Hogg: Esse é indispensável! Deveria ser distribuído junto com o resultado positivo do HCG. A super babá Tracy ensina como lidar com o recém nascido e colocá-lo em uma rotina, gerando segurança nos pais, tranquilidade no bebê e paz na casa. A Encantadora também ensina a distinguir os tipos de choro, a diferenciar os tipos de personalidade de cada bebê e como deixar as noites mais tranquilas.

    4. O Chá de Bebê de Becky Bloom, de Sophie Kinsella: esse foi dica da Kaká. Lemos juntas durante a minha gravidez e é um livrinho de ficção bem leve, para distrair mesmo. Bom de levar para ler enquanto espera a consulta com o obstetra, ou antes exame da glicose.

    Se vocês também tiverem sugestões de leitura, compartilhem aqui no blog para as outras mamães!

    [sharethis-inline-buttons]