No escurinho do cinema

    Fevereiro é mês de Oscar. Mês de cinemas lotados e de muita gente tentando assistir aos filmes concorrentes antes da cerimônia. Confesso que amo ver esse burburinho todo, mesmo não sendo uma pessoa que valoriza tanto assim o Oscar. Mas isso é outra história. O que quero dizer é que amo ver as pessoas com vontade de ir ao cinema, mesmo que para muitos, isso só aconteça uma vez ao ano.

    Por que estou falando isso aqui? Na verdade, é só um gancho para eu dizer mais uma vez como considero importante o cinema na vida de uma criança. E não falo sobre assistir a filmes na TV, embora seja um ótimo passatempo também, mas de ir até uma sala de cinema e vivenciar a experiência. Muita gente não vê diferença, mas tem bastante.

    No cinema, você se dedica inteiramente ao filme. Não tem gente chamando no portão, não tem telefone tocando, não tem distração. É você e a tela. Aliás, aí está outro diferencial, a tela enorme do cinema que faz você mergulhar na história. O som, a imagem, tudo é maximizado no cinema, e a criança sente isso mesmo que inconscientemente. O filme é melhor absorvido. Sem falar no lazer em família que é sair de casa, comprar pipoca, deixar a sala comentando sobre o filme com outras pessoas. Resumindo: papai e mamãe leve seu filho ao cinema sempre que puder.

    E, aproveitando o mês do Oscar, dá para aproveitar e assistir às animações indicadas ao prêmio. Tem também o filme do Martin Scorsese que concorre na categoria principal. É com crianças e aliás parece ótimo. Chama-se A Invenção de Hugo Cabret. E depois de cada sessão dá para fazer uma enquete com seu filhote sobre qual filme ele acha que merece ganhar o prêmio e porquê. Exercitar esse lado crítico nos pequenos é muito saudável.

    Abaixo seguem os links para assistir aos trailers dos filmes indicados ao Oscar com classificação para crianças:

    A Invenção de Hugo Cabret

    Kung Fu Panda 2

    O Gato de Botas

    Rango

    Aproveite!

    [sharethis-inline-buttons]