O vilão do excesso de peso nas mochilas

    Mamães, atenção antes de preparar a mochila dos pequenos para ir à escola! Carregar peso em excesso em plena fase de crescimento é muito prejudicial às crianças, que ainda têm fragilidade óssea e podem apresentar problemas osteomusculares que comprometem a coluna e a postura.

    “É comum recebermos pacientes com queixas de dores de cabeça, torcicolos e dores lombares, entre outras, relacionadas ao peso excessivo da mochila. Tais lesões podem se acentuar, com grandes prejuízos à saúde”, conta o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, que explica os problemas que podem surgir com o abuso. “O resultado são problemas de postura, como escolioses ou sifoses, que podem surgir em qualquer época após o uso prolongado de peso incompatível com sua capacidade. Além disso, o aumento de dor lombar no adolescente faz crescer a probabilidade de vir a apresentar dores lombares na vida adulta”.

    Para não prejudicar a saúde das crianças, elas devem carregar menos do que 15% do peso corpóreo que possuem. “Recente estudo publicado na revista Spine demonstrou que crianças que carregam às costas o peso equivalente a 15% de seu peso efeitos têm afeitos indesejáveis em sua coluna vertebral, tais como a compressão dos discos intervertebrais, provocando uma curvatura anormal das costas”, informa o especialista.

    Se for necessário que o pequeno carregue peso acima do indicado, existe a opção de ajudá-lo a carregar ou usar uma maleta com rodas, o que, segundo o pediatra, não resolve, mas minimiza o trabalho gasto no transporte. E ainda, tão importante quanto o peso é o modelo da bolsa.

    “O ideal é que a mochila não ultrapasse, para cima, a altura dos ombros da criança, e, para baixo, a região lombar. Deve ainda ter, além das duas alças que se apoiam nos ombros, também alça abdominal ou torácica, o que possibilitará uma melhor distribuição do peso pelo corpo. Vale ressaltar que o peso deve ser distribuído uniformemente no interior da mochila”, indica Monteiro de Barros.

    Fonte: Bolsa de Mulher

    [sharethis-inline-buttons]