Os alimentos proibidos para menores de 2 anos

    Excesso de gordura e açúcar, corantes que podem causar alergia e muito sal. Essas são algumas das características que tornam produtos como chocolate, balas, biscoitos recheados e refrigerantes os vilões da alimentação infantil

    Eles têm muita gordura e açúcar. Alguns possuem corantes que podem causar alergia. É por isso que alimentos como chocolate, balas, biscoitos recheados e refrigerantes são proibidos no cardápio dos pequenos com menos de dois anos. E não devem ser consumidos nem “de vez em quando”.

    Nos primeiros anos de vida, a criança está desenvolvendo a educação alimentar, e estes produtos podem fazer com que o bebê crie resistência a alimentos saudáveis, como legumes, frutas e verduras. Outro fator de risco é que algumas substâncias fazem mal ao organismo da criança. Elas podem desenvolver alergias alimentares que, quando mais graves, podem até levar à morte.

    Portanto, a melhor opção para manter os pequenos saudáveis é mesmo o leite materno, de acordo com o nutrólogo pediátrico Gustavo Carreiro. Em entrevista ao jornal A Gazeta, ele afirma que até os seis meses de idade ele deve ser o único alimento dos bebês, pois contém todas as substâncias de que a criança precisa nesta idade.

    “Depois disso, é importante que a criança seja alimentada também com outros alimentos, porque o leite materno não será mais suficiente sozinho. Mas, é ideal que as crianças continuem sendo amamentadas com o leite materno até os 2 anos de idade”, ressaltou.

    Nada de refrigerante

    Entre os alimentos proibidos, o refrigerante é o grande vilão. Ele tem alto índice de açúcar, sal e corante, o que pode sobrecarregar o rim, além de aumentar as chances de excesso de peso. A bebida deve ser evitada em todas as idades.

    Outro alimento vetado é o chocolate. Uma das principais razões é que ele contém leite de vaca, responsável por 80% dos casos de alergia em bebês. O mesmo vale para o achocolatado que, além do leite, tem alto índice de açúcar e por isso deve ser oferecido somente após os quatro anos.

    Os_alimentos_proibidos_para_menores_de_2_anosOs embutidos, como presunto e salame, também são proibidos

    Balas, doces e pirulitos também devem ser evitados por conta do excesso de açúcar e de corantes, outra substância que pode causar alergias.

    Da mesma forma, alimentos embutidos também contêm corantes, além de muito sal e gordura, que podem sobrecarregar o rim do bebê e influenciar no excesso de peso. O consumo desses produtos pode levar os pimpolhos a desenvolver doenças como hipertensão e aumento de colesterol.

    Por fim, evite oferecer também salgadinhos, biscoitos e bolachas recheadas, que possuem muita gordura e açúcar, além de macarrão instantâneo, que além da gordura trans, apresenta grande quantidade de sódio no tempero.