Os alimentos que devem ser evitados durante a amamentação

    Durante a amamentação, alguns alimentos podem prejudicar na produção do leite. Descubra quais são!

    Como prometemos na semana passada, hoje voltamos ao tema amamentação. No post anterior, falamos sobre a importância de uma dieta equilibrada e rica em alguns nutrientes disponíveis em alimentos como frutas, legumes e verduras. Mas quais são os vilões da dieta das mamães durante esse período?

    Café, bebidas alcoólicas e chocolate, por exemplo, são alguns deles. Seja por questões de saúde de ambos, ou por efeitos colaterais não muito desejados, vale à pena ficar de olho nessa lista.

    Segundo a nutricionista Letícia Matrak, nem tudo está liberado. Alguns alimentos devem ser evitados e outros nem sequer podem ser consumidos.
    Ela listou alguns deles!

    Café, chá preto e chá matte
    Além de ser tóxica – dificultando sua eliminação do organismo pelo bebê –, a cafeína contida nessas bebidas pode passar pela corrente sanguínea para o leite, o que possivelmente causará insônia no bebê. “Pode ingerir, sim, desde que em pequenas quantidades, para não afetar o pimpolho”, explica a nutricionista.

    Álcool
    O ideal é não ingerir álcool durante a amamentação. O organismo do bebê ainda não tem capacidade de eliminar esse tóxico, o que pode afetar seus rins e fígado.

    Chocolate
    “Além de também conter cafeína, o chocolate possui outros estimulantes em sua composição, que podem passar para o leite materno. Se não conseguir fugir dessa tentação, opte pelos meio-amargos e consuma em pequena quantidade”, recomenda.

    Cebola e alho
    Esses alimentos podem interferir na composição do leite e devem ser consumidos apenas de vez em quando, para não haver rejeição do leite pelo bebê.

    Fibras
    São muito importantes na alimentação da mulher durante a amamentação. Entretanto, comidas que fermentam muito costumam causar cólica no pimpolho. “Para isso, consulte um profissional para que adapte sua dieta. Além disso, repare na reação do seu bebê ao consumir certos alimentos”, sugere Matrak.

    *Na próxima semana, encerraremos nossa série. Fique de olho!

    [sharethis-inline-buttons]