“Por quê?”: a fase desafiadora para os pais

    Toda mamãe e papai temem a famosa fase do "por quê?". Nosso colunista Ronaldo Gentil relata como tem lidado com esse momento da pequena Antonella.

    Antonella não pergunta por que não moramos juntos, mas pergunta todo o resto! rs

    Não tem jeito, é um “o que é isso, papai?” por minuto! Eu tenho a maior satisfação de responder a todos. E daqui a pouco vem a fase dos “por quê?”.

    Muita gente acha que criança não pode ter vontade. Tenho certeza que não só pode, como deve. Criança tem que ser orientada e respeitada.

    É muito legal a sensação de passar conhecimento e ver a capacidade da Antonella de aprender rápido. Toda vez que ensino algo para ela, aprendo sobre mim mesmo. Para mostrar o mundo a ela, estou observando o mundo!

    Sobre meu medo de ser pai de menina, bem… Eu gosto de brincar de boneca com minha filha, mas tive a sorte dela gostar mais de bagunça – ficou mais fácil para mim!

    Sobre meu mundo, aos poucos acho que ela está se acostumando com algumas coisas e gostando de outras. Da Salamandra, que ela chama de bichinha, já rola encostar, mas ainda tem o maior nervoso porque ela é geladinha. Com o pitbull, é uma implicância danada entre eles… Antonella puxa a orelha e ele lambe a cara dela! Os poodles ficam por conta da mãe.

    Esse ano comecei a ensinar surf para ela. Desde que fez um ano de idade ela faz natação. Atualmente, com dois anos, já mergulha e diz que é surfista. Cheia de pose, não tem medo de água fria nem de onda. Contudo, não gosta de sujar o pé na areia!

    Ela adora natureza, colher flor, ouvir passarinho, catar sementes no chão. Estou aprendendo a gostar cada vez mais disso.

    Só temos uma divergência. Eu escuto rap, ela samba! É certeiro, ela entra no carro e pede para mudar o som: “agora é samba”. Já sei o que vai fazer assim que tiver idade para sair sozinha. Ai ai! Brincar de boneca é mais fácil do que aprender a samba. Acho que vou ter que aprender a tocar pandeiro! Ainda bem que tenho um tempo para aprender isso.

    [sharethis-inline-buttons]