Prepare seu corpo para o parto

    O parto é uma experiência única, inesquecível e, talvez, a mais importante na vida de uma mulher e de sua família e, embora o nascimento seja algo natural ao ser humano, o modo como o parto será vivenciado pela mulher depende de duas crenças, temores, cultura, redes de apoio e nível de informação.

    O desejo pela escolha do parto precisa ser respeitado, e aumentam as chances de sucesso quando o apoio é real. Este é um assunto delicado e importante, que vale a pena ser abordado nas consultas de pré-natal.

    Afinal, como a grávida deve preparar seu corpo para o parto?
    É essencial cuidar da saúde do assoalho pélvico! A musculatura do assoalho pélvico (MAP) ajuda a sustentar os órgãos pélvicos, como bexiga, útero e ovários. Esses órgãos são sustentados por ligamentos e fáscias, que são tecidos elásticos, que suportam até certa tensão. Passando disso, pode ocorrer alguma ruptura de fibras.

    Pensando em uma gestação onde a sobrecarga nesses ligamentos é enorme, é de grande importância uma MAP bem tonificada para ajudar na sustentação desses órgãos, principalmente o útero, que aumenta consideravelmente durante a gravidez.

    Durante a gestação, ter a musculatura do assoalho pélvico forte oferece um apoio maior ao útero, o que reduz a pressão sobre a bexiga e diminui as dores lombares, comuns neste período; evitam a sobrecarga nas fáscias e ligamentos, reduzindo o risco de prolapso genital e garantem uma recuperação mais rápida e tranquila após o parto.

    O maior causador de lesões do assoalho pélvico é o parto. Na fase expulsiva, o útero se contrai, fazendo com que a cabeça do bebê seja projetada de forma repetitiva para esse assoalho.

    Nós, mulheres, que aprendemos a contrair esta musculatura sempre, neste momento precisamos aprender a relaxar, para melhorar sua flexibilidade e alongamento. Não é uma tarefa fácil, exige treino, concentração, dedicação, disciplina e o mais importante: vontade.

    Ter um períneo íntegro é o maior desejo para quem quer um parto normal. Pensar que somos capazes, que o corpo da mulher foi preparado para dar à luz, querer deixar a natureza agir, ler sobre o assunto, estudar, se informar e se empoderar, aumentam as chances de sucesso.

    Para que este alongamento progressivo aconteça, é necessária a liberação do médico, que orienta quanto ao início das sessões de massagem no períneo (em média 34 semanas). Também é orientado que seja feita em casa, diariamente, com duração de 5 a 10 minutos.

    Além de preparar para o parto, a massagem também contribui para uma maior conscientização da musculatura e autopercepção. Cuidar de si também é cuidar do bebê. Então, mãos a obra! Pergunte ao seu médico e peça ajuda profissional para aprender a fortalecer o seu períneo!

     

    Patricia Giugni é fisioterapeuta especializada em fisioterapia dermato funcional. Atende pacientes durante a gestação, parto, puerpério e estética genital. Realiza preparação perineal para o parto, drenagem linfática, pilates solo, bola para gestação e pós parto. É palestrante em cursos e oficinas relacionados à saúde da mulher e sexualidade feminina, além de realizar e palestrar sobre Massagem Shantala em bebês.

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