Proteja seu filhote da assadura

    A dermatite de fraldas, popularmente chamada de assadura, é o problema de pele mais comum em bebês. Os números não deixam dúvidas: segundo o pediatra Yechiel Moises Chencinski, de São Paulo, cerca de 35% das crianças de até dois anos de idade têm pelo menos um episódio, que é responsável por duas de cada dez consultas pediátricas.

    Por trás da vermelhidão, irritação, inchaço discreto ou aparecimento de bolhas estão substâncias ácidas presentes nas fezes e na urina e a pouca ventilação no local. “O fato da pele dos pequenos ser cinco vezes mais fina do que a de um adulto e não ter pelos para protegê-la também contribui para a assadura”, explica Yechiel.

    Então, nada de se sentir a pior mãe do mundo caso seu filho seja mais uma vítima. Em vez disso, procure trocar a fralda assim que perceber que ela está suja: se for de xixi, faça a higienização com água morna e algodão, e de cocô, lave a região com sabonete líquido íntimo hipoalergênico, enxágue e seque bem. Em ambos os casos, finalize com um creme contra assadura, que diminui o atrito da pele com a fralda e é facilmente removido na próxima troca.

    Quanto ao lenço umedecido, o médico orienta reservá-lo para quando estiver fora de casa. “Se após 24 horas o quadro não melhorar, mesmo tomando todos esses cuidados, procure um médico”, avisa o pediatra.

    FONTE: DR.MOISES