Qual é a hora certa de tirar a fralda do bebê?

    Qual será o momento certo para o pimpolho assumir sua maioridade intestinal? Hahaha É mais natural do que a gente imagina. Vale a leitura!

    Será mesmo que existe uma idade exata para isso?

    Se por um lado alguns pediatras recomendam que a idade mínima para começar a ensinar o pimpolho a utilizar o vaso sanitário é de 18 meses, por outro, alguns médicos acreditam que o ideal é esperar ele completar dois anos.

    Para tirar as dúvidas, buscamos informações na internet para saber: afinal, qual é a hora certa? Em entrevista à Revista Pais & Filhos, o pediatra norte-americano Thomas Berry Brazelton, um dos maiores especialistas em criança no mundo e criador da Escala de Avaliação Comportamental Neonatal, afirmou que o momento correto é quando a criança está preparada e sente que o uso do banheiro é uma conquista dela.

    Apesar de no Brasil as pessoas acharem que quanto mais cedo o bebê tira as fraldas, mais inteligente ele é, o médico explica que a ideia é equivocada. Isso porque o processo em que a criança passa a ter controle do corpo e do esfíncter, estrutura muscular que ajuda no controle da eliminação da urina, “faz parte do crescimento do bebê, assim como aprender a andar”.

    Brazelton lembra ainda que as meninas deixam as fraldas, em média, cerca de dois meses antes dos meninos. Mas o que fazer para ensinar o pimpolho (sem pressa!) a ir ao banheiro na hora de fazer xixi?

    “Diga para a criança pedir para fazer xixi ou cocô. E não brigue se seu filho esquecer às vezes. É uma novidade para ele. À medida que a gente estimula, a criança vai aprendendo a controlar a vontade por mais tempo”, explicou o pediatra Francisco Menezes em entrevista ao jornal A Gazeta.

    O especialista acrescentou que tirar a fralda diurna também pode levar alguns meses a mais. “Quando a mãe percebe que a criança acorda com a fralda da noite seca, é sinal de que chegou a hora de tirar a fralda da noite. Tudo depende da habilidade dele de controlar a urina”, afirmou.

    Por isso, não se desespere se seu bebê completar três anos e ainda usar fraldas. Procure o pediatra para juntos encontrarem os motivos. Por enquanto, dá uma olhada na seleção de dicas de especialistas que separamos pra vocês.

    1. O verão é a melhor época do ano para tentar retirar as fraldas, já que os pimpolhos ficam mais incomodados com ela por causa do calor e do suor.

    2. Mostre para o bebê como é importante para ele aprender, mas não ofereça presentes. Isso é uma forma de pressão e que tira o prazer da conquista.

    3. Quando você sentar no vaso sanitário, pergunte se o pequeno quer sentar no peniquinho. Se ele demonstrar interesse, deixe-o sentar mesmo de roupa ou de fralda. Aproveite o momento para conversar, contar uma história, mostre o papel higiênico e a descarga, mas deixe-o sair se ele quiser.

    4. Quando o bebê fizer cocô na fralda, leve-o para esvaziá-la no penico, mas não o force se ele se mostrar incomodado. Faça uma ou duas vezes ao dia.

    5. Pergunte se a criança quer ajuda para ir ao banheiro. Se ela te surpreender e usar o peniquinho, não demonstre muito entusiasmo, mas parabenize e diga “você usou o penico como o papai e a mamãe fazem”.

    6. Inicie com o peniquinho e depois o ensine a utilizar o vaso sanitário, os redutores de assento são ótimos para isso.

    7. Converse com o professor ou a babá e peça para que ele observe o comportamento do pequeno quando você não estiver por perto.

    Fontes:
    Revista Pais e Filhos (http://www.paisefilhos.com.br/bebe/tira-poe-deixa-ficar)
    Gazeta Online (http://gazetaonline.globo.com/)

    [sharethis-inline-buttons]