Receitas Caseiras de Brinquedos para o Dia das Crianças!

    O dia das crianças está chegando e, mais uma vez, muitos pais e mães estão sendo “bombardeados” pela mídia consumista ou se sentindo pressionados pelos mais diversos pedidos de presentes dos seus pequenos pimpolhos. Hora de novamente propormos uma pausa para repensar velhos hábitos e, mais do que isso, um tempo para nos dedicarmos ao divertimento em família e para resgatar o prazer das brincadeiras entre pais e filhos!

    Quem topa o desafio, pode conferir abaixo receitas caseiras que vão render muita diversão, começando pelo preparo em parceria com os pequenos!

    A partir dessas receitas vocês vão poder estimular a curiosidade das crianças e desenvolver brincadeiras sensoriais.

    Considere também, a possibilidade de utilizar estas dicas para montar oficinas nas festinhas de aniversário.

    Mãos à obra!

    Aquarela e Tinta de farinha.

    Para a aquarela você vai precisar dos seguintes ingredientes: 1 xícara de bicarbonato de sódio, 3/4 xícara de vinagre, 1 xícara de amido de milho, 2 colheres de sopa de xarope de milho, corante alimentício de diversas cores e uma forminha de gelo.

    O preparo é muito simples e o resultado da mistura dos ingredientes vai ser uma surpresa para as crianças. Em uma tijela, despeje o bicarbonato e vá acrescentando o vinagre aos poucos. Isso vai causar muita borbulha! Aguarde até parar de borbulhar e mexa bem. A seguir, acrescente o xarope de milho e bata bem.

    Despeje a mistura na forminha de gelo. Misture uma cor de corante para cada quadradinho. Deixe secar por 2 dias.

    Depois de seco é só utilizar como uma aquarela qualquer, ou seja, passando o pincel molhado sobre a tinta e aplicando no papel ou outra superfície.

    A tinta de farinha também é muito fácil de preparar. Basta misturar 1 xícara de farinha de trigo com 3 xícaras de água, levar ao fogo e deixar ferver até obter uma mistura bem densa. Aí é só acrescentar corante alimentício da cor preferida. Essa tinta mantém sua textura depois de fria e não se preocupe se o seu pequeno levá-la à boca porque é comestível.

    Ah! E não esqueça de organizar uma “exposição” com as obras dos seus pequenos artistas!

    Geleca

    Sabe aquela geleca que a gente encontra em lojas de brinquedos e as crianças adoram? Pois é, dá pra fazer em casa!

    Outra receita é muito simples: encha dois copos com água e 1/2 copo com cola branca (cola PVA atóxica). No primeiro copo com água dissolva uma colher de bórax (que você encontra em lojas de jardinagem ou de fertilizantes). Pegue uma colher da água desse copo e dissolva no segundo copo d’água. Derrame lentamente essa última mistura na cola branca e vá mexendo muito, até endurecer.

    A geleca estará pronta quando o cheiro de cola sumir e a mistura não estiver mais grudando nas mãos.

    Pra deixar mais divertida, acrescente uma corzinha utilizando corante alimentício.

    Essa é uma brilhante experiência química! Se quiser mais informações para explicar direitinho para crianças maiores, visite o Canal do Educador.

    Massinha de Modelar

    É claro que não podia faltar a massinha de modelar caseira, da qual já falei aqui outras vezes e que faz o maior sucesso lá em casa! Anota aí:

    Ingredientes:

    4 xícaras de farinha de trigo
    1 xícara de sal
    1 e 1/2 xícara de água
    2 colheres (sopa) de óleo
    1 colher (sopa) de vinagre
    corante alimentício diversas cores

    Modo de preparo:

    1) Com as mãos, misture todos os ingredientes em uma tigela grande, até obter uma massa homogênea, parecida com massa de pão. Se você vive em um local com clima mais úmido é possível que massa fique pegajosa. Não se preocupe: adicione uma pitada a mais de farinha. O contrário também pode acontecer. Então, se a massa ficar muito seca, adicione um pouquinho de água.

    2) Separe a massa em pequenas bolas. Pegue uma bola da massinha e faça um buraco com o dedo. Pingue algumas gotas de corante alimentício. Dobre cuidadosamente a massa por várias vezes, até que a cor esteja bem misturada.

    3) Coloque cada cor em um recipiente totalmente fechado. Ele pode ser guardado na geladeira, mas isso não é estritamente necessário. Se começar a secar ao longo do tempo, adicione um pouco de água.

    Essa massinha dura vários meses! Mas atenção: embora seja totalmente atóxica, não é recomendável que você deixe as crianças levá-las a boca em razão da grande quantidade de sal.

    Calm Baby de Glitter

    O Calm baby é distração garantida para os bebês que ficarão encantados com o sobe e descer do glitter na água colorida.

    Fácil, fácil: Em um recepiente de plástico transparente e com tampa de boa vedação, misture água, corante alimentício da cor preferida (recomenda-se cores suaves, como o azul, pois tendem a acalmar) e glitter em pó. Prontinho!

    Giz de Cera

    Qual casa com crianças que não tem um monte de giz de cera quebrado em pedacinhos? Impossível existir. Recicle e reaproveite!

    Selecione os giz de cera pelas cores ou faça mesclado. Coloque em forminhas de silicone, pão de queijo ou qualquer outra. Leve ao microondas, forno convencional ou banho maria. Quando o giz derreter, mexa bem com um palito, ou uma colher, para misturar toda a cor que acaba ficando no fundo. Leve as forminhas para o congelador por uns 20 minutos.

    Depois é só desenformar e rabiscar!

    Dino Exploração

    Que tal procurar fósseis de animais pré-históricos em pedras ou descobrir o que há no interior dos ovos de dinossauro? Vai ser uma grande aventura!

    Você vai precisar de: 1 xícara de pó de café usado, 1/4 de xícara de areia, 1/2 xícara de sal, 1 xícara de farinha de trigo, réplicas de dinossauros de plástico.

    Misture todos os ingredientes até atingir uma massa bem firme. Molde a massa com as mãos em formato de pedra e/ou ovo, com o dinossauro no seu interior. Deixe secar ao ar livre por 3 dias.

    Agora é só preparar os ninhos, esconder as pedras e explorar!

    Também é possível criar a versão “Era do Gelo”. É só colocar o dinossauro dentro de um balãozinho, encher com água e congelar. No dia seguinte corta-se o balão.

    Incentive as crianças a descobrir formas diferentes de libertar o dinossauro: utilizando um martelete ou água morna, por exemplo.

    Divirtam-se!