Saúde bucal: dicas para as gestantes

    Para quem está à espera de um pimpolho, saiba que esse é o tempo de cuidar de você e do seu bebê, para que ele nasça e cresça forte e saudável. Dentre esses cuidados, está a saúde bucal.

    Desde o início da gravidez você pode e deve consultar um dentista fazendo, assim, o seu pré-natal odontológico. E não se preocupe! O tratamento não oferece risco para você ou seu filho. O mito de que grávida não pode tratar os dentes é coisa do passado. O cirurgião dentista está apto a indicar a melhor saída para o seu caso, incluindo orientações sobre saúde bucal, tipo de escova, de creme dental e do fio dental, dentro da técnica recomendada.

    Quer mais um bom motivo para não descuidar dos dentes na gestação? Cáries e doenças periodontais (das gengivas) podem ser evitadas, reduzindo o risco de infecções, protegendo, assim, o bebê de nascimento prematuro ou de baixo peso. Isso porque a cárie e as doenças periodontais são consideradas doenças infectocontagiosas e multifatoriais.

    Além disso, toda gestante é considerada como prioridade no atendimento, tanto público como particular (Ministério da Saúde). Dessa forma, não há desculpa para deixar essa questão de lado.

    Cuidado com o açúcar

    Não é porque você está grávida que precisa comer por dois. O consumo de açúcares, como as massas, doces, refrigerantes, entre outros, devem ser evitados. Além de engordar, eles causam muitos danos aos dentes.

    As frutas são uma boa saída na gravidez: saudáveis e sem açúcar!

    Assim, procure comer mais frutas, legumes, verduras, leite e seus derivados e carne magra, não esquecendo de escovar os dentes e usar o fio dental após as refeições.

    Na gravidez pode ocorrer sangramento da gengiva. Por isso, não se assuste! Nessa fase, a gengiva fica mais sujeita a infecções devido ao aumento dos hormônios. Por isso, escove o local do sangramento por mais tempo e com mais cuidado e use o fio dental. Mas se a situação persistir por mais de três dias, não hesite em procurar um dentista!

    Todo cuidado com nosso corpo incluindo a nossa boca é de extrema importância, afinal, estamos à espera de um novo ser: “o nosso filho”.

    Essas são as primeiras dicas de uma série de informações sobre saúde bucal, para você e seu bebê.

    *Kátia Castro S. Silva é Odontopediatra e especialista em Saúde Coletiva. Ela vai dividir aqui no Carinho a Cada Passo suas experiências, dar dicas e informações sobre saúde bucal para mamães e pimpolhos.

    [sharethis-inline-buttons]