Técnicas de Yoga para casais grávidos

    Durante a gestação, mães e pais ficam ansiosos para o tão esperado momento: o parto! Para aprender mais sobre esse período que gera expectativas por ser desconhecido, o Yoga, prática milenar que preconiza o autoconhecimento, pode ajudar ao casal, focar os principais tópicos para curtir a gestação e encerrar o período com um parto ativo, saudável e feliz para a nova família que se forma.

    As técnicas vão desde respirações para acalmar a mente, trazendo mais serenidade, como para a hora do trabalho de parto, a expulsão, que requer força direcionada corretamente, uma mente mais ativa, porém relaxada, e claro, a colaboração total do parceiro.

    Outras técnicas que utilizamos são os ásanas, exercícios psicofísicos de yoga que ajudam o casal a praticar juntos durante o período da gestação, e também em trabalho de parto. Durante as aulas, temos ainda vídeos sobre parto e nascimentos e depoimentos de casais que já passaram pela experiência.

    Lembre-se de que você não deve praticar essas atividades sem o conhecimento do médico que realiza o seu pré-natal. Com autorização, você e seu parceiro já podem usufruir de todos os benefícios da yoga.

    Veja abaixo algumas dicas que sugerimos durante o curso:

    Respiração para relaxar e manter a mente tranquila (durante a gestação e também em trabalho de parto, entre as contrações)

    – Inspire suavemente pelas narinas contando três tempos.
    – Exale também pelas narinas, mais longamente do que a inspiração, entre quatro a seis tempos.
    – O casal pode praticar sentados um de frente ao outro. Ambos devem manter a coluna ereta para liberar o diafragma e facilitar a respiração.

    Respiração para o trabalho de parto (a gestante deve praticar somente após 37 semanas)

    – Inspire em três tempos.
    – Retenha a respiração sem que haja desconforto
    – Exale fortemente fazendo a força que vai da direção dos pulmões rumo ao baixo ventre.

    Exercícios para relaxar durante o trabalho de parto:

    Relaxar a lombar

    – Sente-se sobre os calcanhares e depois deite-se separando os joelhos e unindo seus pés.
    – O companheiro pode massagear a lombar no sentido circular e depois pressionar levemente o osso sacro para aliviar incômodos
    – Apoie uma bolsa de água quente sobre a região e mantenha por alguns minutos, enquanto sua respiração estiver confortável

    Relaxar na bola

    – Sente-se na bola e faça movimentos circulares com a região pélvica
    – Faça 10 movimentos para o sentido anti-horário e depois 10 para o outro lado
    – Faça movimentos de báscula do quadril, para frente e para traz, também 10 vezes
    – Ao final, o companheiro pode massagear a área do pescoço, nuca e região lombar, que ficam tensionados durante o trabalho de parto.
    Namastê! E uma ótima hora para os casais grávidos!

    Fonte: Guia do Bebê