Vaidade infantil: cuidado com o uso excessivo de maquiagem

    Os cosméticos podem até deixá-las mais fofinhas que já são, mas é importante que elas não usem desde cedo. Sabe por quê? A gente te conta!

    Produtos para adultos podem trazer riscos à saúde das crianças, por isso, os pais devem ficar atentos!

    Sapatos enormes nos pés, blusão abaixo dos joelhos, bolsa a tira colo e maquiagem desengonçada no rosto. Quem nunca usou roupas, acessórios e maquiagens da mamãe? Se você é mulher, sabe bem do que estamos falando. Mas, apesar de normal, essa brincadeira muito comum das meninas nem sempre é saudável. Por isso, é preciso ter atenção para não causar danos à saúde da criança.

    “Criança e maquiagem pode ser uma mistura perigosa. Geralmente não indicamos essa brincadeira. Um batom ou um brilho labial infantil, tudo bem. O restante, é bom evitar”, orienta a dermatologista Ana Flávia Cunha, em entrevista ao jornal A Gazeta.

    Sombras, esmaltes, lápis de olho e outros produtos que as crianças adoram devem ser deixados de lado. “A pele da criança é muito sensível. O uso desses produtos aumenta a chance de causar alergias, principalmente na região dos olhos”, orienta.

    Por isso, se sua princesa ama usar a maquiagem da mãe para se enfeitar, o ideal é orientá-la sobre os riscos e buscar produtos alternativas no mercado, como alerta a dermatologista Karina Demoner. “Os pais não devem estimular. E, se deixam usar, que sejam produtos dermatologicamente testados. Uma criança que já tem histórico alérgico deve evitar ao máximo”.

    O QUE PODE OU NÃO NO NÉCESSAIRE DOS PEQUENOS

    Maquiagens
    É melhor conter o uso. Mas se não for possível, prefira maquiagem infantil que sai facilmente com água. É possível encontrar batom e brilho labial infantil no mercado. Mas escolha sempre marcas conhecidas e verifique as indicações de uso na embalagem (se é antialérgica). Mesmo
    assim, é importante fazer um teste antes de usar.

    O que evitar
    Evite os produtos que só existem na versão para adultos no mercado. É o caso de sombras, rímel e lápis de olho. Todo produto usado na região dos olhos é perigoso, por ser uma região ainda mais sensível.

    Riscos
    O material usado nesses produtos pode causar reações alérgicas, em especial quando a maquiagem está em contato com as pálpebras. É comum haver a eczema de contato nas crianças, uma reação inflamatória que é causada pela exposição a um componente químico.

    Esmaltes
    Evite, devido à presença de solventes em sua composição. O esmalte tem reação a longo prazo. Ou seja, a criança pode usar e não apresentar sintomas tão cedo. Já os alicates e cortadores de unha devem ser de uso exclusivo dos pequenos, para evitar contaminação.

    Sensibilidade
    A pele da criança é mais sensível que a do adulto naturalmente. Além disso, algumas crianças têm dermatite atópica, que deixa a pele irritada, cheia de manchinhas e mais ressecada. Se a sua filha apresentar essas características, procure um dermatologista e suspenda imediatamente o uso da maquiagem.

    Fonte: Jornal A Gazeta