Yoga para crianças

    O Yoga é uma filosofia de autoconhecimento. Na criança, o elemento primordial para a prática do Yoga está latente: o prazer em se descobrir. Basta, portanto, lhe dar ferramentas para exercer este prazer.

    A adaptação da prática para o universo infantil é condizente com a idade dos alunos, quanto mais novos, mais lúdica. O foco se mantém na educação respiratória, preparatórios para os ássanas (posturas psico-físicas do yoga) e a realização dos mesmos.

    Entre os pontos que são trabalhados destacamos:

    – Aumento da capacidade e coordenação respiratória.
    – Domínio e compreensão do corpo.
    – Força, flexibilidade e equilíbrio.
    – Controle do aparelho fonador.
    – Participação em jogos não competitivos.
    – Capacidade de concentração na prática do Yoga.
    – Manutenção do foco de atividade.
    – Diversão.
    – Capacidade de relaxamento dentro da aula.
    – Interesse pelo silêncio e meditação.

    Como é uma aula de Yoga para crianças? Muito dinâmica e lúdica. Os movimentos são relacionados à natureza e aos animais. Com brincadeiras não competitivas, que estimulam a cooperação e o trabalho em conjunto e valorizam as peculiaridades de cada criança, buscando estimular as diferentes formas de inteligência. Utilizamos jogos lúdicos e contação de estórias, além de técnicas de relaxamento, descontração e visualização criativa, onde se introduzem valores positivos, como paciência, amor, amizade, paz e a beleza de cada criança.

    Criança gosta de Yoga? Os ásanas do yoga são movimentos e posições que as crianças fazem naturalmente,porque lhes dão prazer. Conforme vamos crescendo, vamos deixando de utilizar o corpo desta forma integral e divertida que toda criança já conhece. Para os adultos é preciso ensinar. Já a criança só precisa não esquecer! Para eles, o Yoga é uma forma muito natural de mover o corpo.

    Criança consegue se concentrar? É comum as crianças não gostarem de “ficar quietas” na escola ou em casa. Lógico! A energia e disposição deles é intensa e deve ser respeitada. Os adultos sempre exigem dos pequenos que eles “parem e prestem atenção”, porém ninguém lhes dá ferramentas que os ensinem a fazer isto. Então “prestar atenção” vira uma coisa que restringe a diversão e reprime a energia e o prazer, algo necessário para agradar os adultos.

    No Yoga, os momentos de silêncio e atenção são criados naturalmente ao longo da aula, sempre em ambiente lúdico e descontraído, usando imagens e sons para estimular a criatividade e o prazer de silenciar e observar. Neste contexto entram desenhos, mandalas, músicas e estórias. Assim se estimula e valoriza o interesse pelo silêncio e a meditação de forma prazerosa e desafiadora.

    A partir de que idade a criança pode praticar Yoga? A partir de 4 anos a criança pode começar a praticar, em intervalos curtos, porém nesta fase a prática é muito lúdica, pura brincadeira.

    Fonte:http://www.espacosantosha.com.br/

    [sharethis-inline-buttons]